Distribuição

Sonae abre 14 novas lojas Book.it em 2010

Por a 27 de Janeiro de 2010 as 17:27

* Lusa

A Book.it, uma marca da Sonae, que reúne no mesmo espaço livraria, papelaria, publicações e serviços, terá este ano 14 novas lojas em todo o País, que vêm juntar-se às 14 já existentes.

“A Book.it é um projecto de livrarias fora dos grandes centros urbanos (…) A primeira foi em Chaves, depois Tomar, Abrantes, Torres Novas… Temos 14 lojas a nível nacional e este ano queremos abrir mais 14. Queremos ser uma referência cultural na cidade que escolhemos e levar a cultura a todo o país”, disse ontem Rosário Almeida, gestora comercial da Sonae, numa apresentação à imprensa.

Além das quatro cidades de pequena e média dimensão já referidas, existem lojas Book.it em Guimarães, Rio Tinto, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Valongo, Maia, Ovar, Olhão e Tavira, todas instaladas em galerias da cadeia Modelo, à excepção da loja do centro comercial Dolce Vita Tejo, uma grande superfície nos arredores de Lisboa.

Das 14 lojas com abertura prevista para este ano, as primeiras serão em Bragança e Viana do Castelo, já em Março, adiantou a responsável.

A ideia é chegar ao público que não vive nos grandes centros urbanos e, de acordo com os estudos de mercado feitos pela Sonae, o público-alvo deste conceito de loja tem idade entre os 30 e os 39 anos, é maioritariamente feminino e vai à loja, em média, quatro vezes por mês.

Neste momento – indicou Rosário Almeida -, as livrarias Book.it têm um fundo de cerca de oito mil referências activas e aceitam encomendas dos clientes.

As lojas têm ainda uma linha de papelaria própria, criada por uma equipa de designers interna, que inclui cadernos book.it – “parecidos com os Moleskine, mas muito mais baratos”, sublinhou a responsável da marca – bem como agendas, blocos e outro material de escritório.

Para “estarem mais perto da comunidade”, as Book.it promovem ainda animação cultural, com a hora do conto infantil – todos os sábados -, operações de lançamento de livros com descontos maiores do que os já habituais 10 por cento sobre o preço do editor, apresentações de livros de autores locais e sessões de autógrafos.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *