Destaque Distribuição

O Hipersuper de amanhã

Por a 27 de Janeiro de 2010 as 12:42

Amanhã é dia de nova edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a entrevista ao director-geral da SPAR Portugal, Luís da Bernarda. Com a reentrada da insígnia no nosso País, em 2007, o retalhista tem um objectivo muito ambicioso: nada mais, nada menos, “fazer renascer o comércio de proximidade em Portugal”, admitindo o responsável máximo pela operação no nosso País que “temos a melhor solução para fazer esse rejuvenescimento”.

Tendo chegado ao final de 2009, com 30 lojas abertas, o plano de expansão da SPAR Portugal prevê chegar a 2012 com 200 pontos de venda, não existindo, porém, um plano geográfico definido para essas aberturas. Luís da Bernarda admite, contudo, que existe regiões que não poderá ser descoradas, caso do Algarve, onde o retalhista esperar poder tirar partido “do turismo e do reconhecimento da insígnia”.

Na “Produção”, destaque para o artigo sobre “Alimentação Saudável”. Aquilo que muitas vezes é tratado como um sector específico deveria aplicar-se, afinal de contas, à maioria dos produtos alimentares. Mais uma razão para que a palavra de ordem seja uma só: informar. Porque o consumidor está desperto e interessado no tema, tal como todos os agentes da indústria alimentar e da distribuição.

Ainda na “Produção”, entrevistámos Fernando Carvalho, director de Marketing da Área de Nutrição Infantil da Nestlé, que nos revelou que o mercado “não cresceu em 2009 por várias razões, como o aparecimento de algumas marcas próprias na área de alimentos para bebés, cujo preço reduzi o total do mercado em valor”. Para o responsável da Nestlé, o crescimento do mercado, ou melhor, a falta dele, também se deveu a um factor muito importante: “a taxa de natalidade não terá mantido a tendência positiva de 2008”. Logo, “sem consumidores, o crescimento ficou limitado”.

Para finalizar a “Produção”, a nova Kantar Worldpanel analisa o mercado de “Tratamento de roupa”, revelando que as marcas de fabricante continuam a dominar o mercado com 84,6% de quota em valor, tendo até as MDD´s (Marcas da Distribuição) perdido alguns pontos percentuais em relação ao ano passado.

Nas “Feiras”, apresentamos a EuroPan 2010 – Salão Internacional de Padaria, Pastelaria e Gelataria – que se realizará em Paris (França) de 6 a 10 de Março. Com presença marcada estão já algumas empresas nacionais, entre elas, a Metalúrgica Bakeware Production, Felino, Ramalhos e Tecpan (Prodipani).

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “A recente investigação da Autoridade da Concorrência às relações entre a Grande Distribuição e os seus Fornecedores”, de Joaquim Caimoto Duarte (Uría Mendez); e “Indústria Alimentar em Portugal – Ameaças e oportunidade num mercado mutável”, de Ricardo Simões (Hays).

A convidada do Profissionalmente Pessoal desta edição é Filipa Amaro, Responsável pelo departamento de Comunicação e Marketing da mCorporate.

Esta edição do Jornal Hipersuper vem também acompanhada de um suplemento dedicado aos Vinhos de Portugal e ao Golf. Nas palavras dos responsáveis por esta iniciativa – Portugal Golf Show e ViniPortugal – a internacionalização deste evento seria “seguramente um sucesso”.

Entretanto, os “greens” do Montebelo Golfe (dia 30 de Janeiro) e do Quinta do Peru Golf Course (dia 13 de Fevereiro) estão reservados para os 17 produtores de vinho que aderiram ao Vinhos de Portugal Golf Trophy 2010.

Boas leituras.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *