FMCG Marcas

Concorrência espanhola multa Colgate, Puig e Sara Lee

Por a 27 de Janeiro de 2010 as 16:58

Depois da denuncia efectuada por duas empresas participantes no cartel, a Comissão Nacional da Concorrência espanhola (CNC) multou em oito milhões de euros a Colgate, Puig e Sara Lee por um suposto pacto de preços entre os fabricantes de gel.

O cartel foi descoberto no final de 2005, quando a Henkel e Sara lee enviaram à CNC declarações em que denunciavam a existência de um cartel e sua participação, bem como a implicação da Puig, Colgate e Colomer.

Graças às declarações apresentadas, a Henkel viu-se ilibada de qualquer sanção, já que foi a primeira a entregar provas à CNC que permitiram abrir um inquérito e à realização de inspecções. Caso não tivesse procedido desta forma, a Henkel poderia estar sujeita a uma multa de 4,2 milhões de euros. Já a Sara Lee viu a sanção reduzida em 40%, para 3,7 milhões de euros contra os 6,1 milhões iniciais.

As sanções impostas à Colgate totalizam 2,17 milhões de euros, enquanto a Puig já anunciou que irá recorrer da decisão que implica o pagamento de uma multa de 2,43 milhões de euros.

O acordo, firmado depois de diversas reuniões entre o responsáveis máximos das empresas, consistia, segundo revela a agência Europa Press, “num aumento dos preços do gel de banho e duche, nalguns casos em 15%”.

Este aumento de preços era conseguido com a venda de gel de banho em novas embalagens de dimensões mais reduzidas, mantendo, no entanto, os mesmos preços das embalagens de dimensões superiores.

Henkle, Sara Lee e Puig reduziram, entre Junho de 2006 e Maio de 2007, as embalagens das suas marcas Fa, La Toja, Magno, Sanex, Lactovit, Kinesia, e Heno de Pravia em 15% da capacidade normal, mantendo os preços.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *