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Sonae vendeu mais 9% em 2009

Por a 26 de Janeiro de 2010 as 20:04

A Sonae registou um crescimento de 9% nas receitas no negócio de retalho – alimentar e não alimentar – no final de 2009 face ao ano anterior, totalizando 4,370 mil milhões de euros, contra os 4,009 mil milhões obtidos no exercício de 2008.

O negócio de base alimentar aumentou o volume de negócios em 6%, passando de 2,930 para 3,105 mil milhões de euros, reflectindo, segundo informa a companhia em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o crescimento orgânico dos últimos 12 anos, com a abertura de 39.000 m2 de área (89 lojas); o significativo investimento em marca própria, a representar 23% da categoria de bens de grande consumo no final de 2009, em comparação com 20% no final de 2008”. Além disso, a companhia destaca ainda “o sucesso das iniciativas lançadas com o cartão de cliente; os benefícios decorrentes da integração das lojas adquiridas ao Carrefour”.

Já no retalho especializado, a Sonae aumentou a facturação em 22% face ao ano anterior, totalizando 1,132 mil milhões de euros, comparado com os 928 milhões do final de 2008. Nesta área, a Sonae destaca “a forte expansão orgânica dos últimos 12 meses, com a abertura de 55 novas lojas em Portugal e 22 em Espanha, com uma área de vendas de 40.000 m2 e 22.000 m2, respectivamente”, admitindo ainda que a operação no país vizinho “tem aumentado progressivamente a sua contribuição para o volume de negócios, sendo responsável por 13% das vendas do retalho especializado em 2009 e por 56% do seu crescimento no ano”.

Numa base comparável, as vendas do retalho de base alimentar cresceram 1%, com o aumento do volume de vendas numa base comparável (+5%) a compensar, de acordo com a Sonae, “a forte actividade concorrencial, resultante de uma maior oferta no mercado de retalho alimentar; o cenário macroeconómico adverso, com uma redução do rendimento disponível do consumidor; e a prevalência de um fenómeno de “trading down” e de deflacção, a influenciar uma redução significativa do preço médio unitário (-4%)”.

No retalho especializado, por sua vez, as vendas, numa base comparável, diminuíram 3%, com um crescimento nos formatos têxtil e desporto a “mitigar o desempenho dos formatos de electrónica”.

No quarto e último trimestre do ano, a vendas da Sonae aumentaram 4,4% para 867 milhões de euros e no retalho especializado subiram 18,9% para 376 milhões de euros.

O negócio dos combustíveis foi o único que teve uma performance negativa em 2009, tendo decrescido 12% face a 2008, totalizando as receitas 133 milhões de euros.

De referir ainda que a Sonae terminou 2009 com um total de 832 lojas, sendo que 378 são de base alimentar e 454 pertencente aos retalho especializado. Em termos de área de venda, o grupo liderado por Paul Azevedo acrescentou mais 93.000 m2 à existente no final de 2008, terminado o exercício a 31 de Dezembro de 2009 com 832.000 m2.

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