Distribuição

Leclerc aposta em ganho de quota

Por a 22 de Janeiro de 2010 as 18:01

Depois de anunciados os resultados de 2009, revelando um crescimento global de 5% face a 2008, totalizando as receitas 29,4 mil milhões de euros, sendo que 27,2 mil milhões foram obtidas no mercado doméstico (França), Michel-Édouard Leclerc, responsável máximo pelo grupo, admitiu numa entrevista ao jornal Le Figaro, que “2010 registará, muito possivelmente, um aumento da quota de mercado do Leclerc”.

O retalhista refere que a performance de 2009 tem por base o “permanente corte nos preços” que “foi reforçado em 2009”, salientando, também, que a marca própria do grupo “Marque Repère” cresceu 10,6% face ao ano anterior, muito acima da média de mercado que registou aumentos de 6,7%.

“Marque Repère representa 33% das vendas em valor e 40% em volume em todos os nossos FMGC”, admitiu Leclerc.

Quanto ao aumento de quota de mercado, Leclerc salientou que as lojas estavam bem adaptadas à conjuntura económica difícil que se viveu e que o grupo antecipou a crise, tendo dado prioridade à capacidade financeira dos consumidores.

“Desde o início de 2009 que baixámos os nossos preços nos lineares. Ao contrário dos nossos concorrentes, não aumentámos a nossa actividade promocional”. O responsável do grupo referiu ainda que irá baixar os preços das marca própria Marque Repère no primeiro semestre do actual ano, antecipando Leclerc que “o consumidor francês irá baixar os seus gastos entre 1,4 e 1,6%”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *