Ponto de Venda Tecnologia

Portugal investiu 3,59 mil milhões em TI em 2009

Por a 20 de Janeiro de 2010 as 12:16

A analista de mercado IDC anunciou recentemente que o investimento do mercado nacional em Tecnologias de Informação (TI) foi de 3,59 mil milhões de euros em 2009, o que se traduziu numa quebra de 2,2% face a 2008. Segundo as previsões da IDC, o ano de 2010 ainda será marcado por uma quebra no investimento de 0,5%, começando só a dar sinais de recuperação no final do ano. Para 2011 a IDC já prevê um crescimento significativo de 5,7%, altura em que o investimento deverá atingir os 3,77 mil milhões de euros.

Estas previsões da IDC fazem parte do relatório “Mercado de TIC – Portugal vs Europa: Análise e Previsões 2009-2013” e resultou de diversas fontes de informação, das quais se destacam entrevistas aos fornecedores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e uma pesquisa junto de mais de 800 organizações e mais de mil consumidores.

“Em 2010, o mercado das Tecnologias de Informação em Portugal no seu conjunto vai apresentar um crescimento negativo, mas tal como aconteceu em 2009, terá um comportamento heterogéneo. Continuaremos a verificar taxas de crescimento significativas em segmentos específicos, como por exemplo em mercados verticais como a saúde, serviços públicos, energia e telecomunicações ou em mercados chave com destaque para a segurança, virtualização, comunicações unificadas e mobilidade”, refere Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal. “Por outro lado, vai ser um ano de mudanças aceleradas pela crise. Veremos os principais fornecedores a implementarem novos modelos de negócio, estabelecerem novas e diferentes parcerias, assim como a adquirirem concorrentes e parceiros complementares”.

Na análise por segmentos do mercado nacional das Tecnologias de Informação, que engloba o hardware, o software e os serviços de TI do mercado empresarial e de consumo, o hardware é o que tem vindo a apresentar maiores quebras de crescimento. Em 2009, o investimento em hardware registou uma queda de 4,4%, correspondendo a um investimento na ordem dos 1,85 mil milhões de euros. Em 2010, este segmento deverá registar uma quebra de 3,2%. Apesar do crescimento global negativo em hardware, a IDC prevê que alguns segmentos, como é o caso dos ultra-portáteis, dispositivos móveis (smartphones) e equipamentos de rede, irão apresentar taxas de crescimento positivas.

O investimento em software rondou os 518 milhões de euros em 2009, o que correspondeu a um crescimento de 2,4% face a 2008. Para 2010, a IDC prevê um crescimento de 3,3%. Neste segmento será o software de infra-estruturas a liderar o crescimento, seguido pelo software aplicacional.

Por sua vez, o investimento no mercado de Serviços de TI, que inclui a implementação, suporte, consultoria, outsourcing e a formação, verificou uma queda de 0,6% em 2009 com receitas na ordem de 1,22 mil milhões de euros. Para 2010, a IDC aponta para um crescimento de 2,0%, o que corresponderá a um investimento de 1,24 mil milhões de euros. Dentro deste segmento, a IDC prevê que o outsourcing seja o mercado com o crescimento mais dinâmico e a formação continuará a apresentar uma tendência negativa de crescimento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *