FMCG Marcas

Confeitaria vale 2,8 mil milhões de euros em França

Por a 19 de Janeiro de 2010 as 12:37

As indústrias francesas de padaria e pastelaria movimentam 2,8 mil milhões de euros por ano. O equivalente a 573 mil toneladas de pão e doçaria.

O dados são da organização do Salão Internacional de Padaria, Pastelaria e Gelataria de Paris – Europan e Intersuc 2010 – que vai ter lugar em Paris, entre 6 e 10 de Março, no Parque de Exposições de Paris-Nord Villepint.

Há quatro tipos de distribuidores principais: padarias tradicionais (66%), as boutiques ou lojas especializadas que vendem pão quente (10%), e os super (5%) e hipermercados (19%).

O croissant é o bolo preferido dos franceses e representa 41% do negócio de pastelaria. O pão com chocolate vale 24%. Os restantes 35% dizem respeito ao comércio de outras viennoiseries (nome que os franceses dão a um conjunto de iguarias, entre as mais comuns o croissant, o pão com chocolate ou o brioche, por influência da confeitaria de Viena (Áustria) que chegou a Paris em 1838.

O chocolate é o elemento central da doçaria francesa. Utilizado desde o Séc. XVIII, cada francês ingere em média 7 quilos por ano.

70% da pastelaria é à base de chocolate e vende-se sobretudo nas épocas festivas, tal como em Portugal.

Os franceses estão a estudar uma forma de criar denominações de origem para o chocolate.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *