FMCG Marcas

Agricultores afectados vão ter financiamento comunitário até 75%

Por a 18 de Janeiro de 2010 as 19:11

O ministro da Agricultura anunciou recentemente, em Torres Vedras, que a Comissão Europeia decidiu alargar de 50 para 75% o financiamento comunitário para os agricultores do Oeste afectados pelo mau tempo.

“Estava previsto um fundo comunitário a 50% disponível a fundo perdido para os agricultores e a notícia que vim dar é que as negociações correram bem e vai ser possível utilizar um fundo de 75%”, disse aos jornalistas o ministro António Serrano.

“Até sexta-feira tínhamos 232 candidaturas com uma declaração de prejuízo acima dos 16 milhões de euros”, revelou, adiantando que até segunda-feira (último dia para a apresentação de candidaturas) se estima que se possa chegar às 300 candidaturas, como era esperado de início.

Apuradas as contas, nesta região “os prejuízos rondam os 20 a 22 milhões de euros, portanto mesmo com um aumento da comparticipação para 75% o dinheiro para a agricultura é suficiente”, adiantou.

“É com muita satisfação que recebemos a notícia porque é uma ajuda muito significativa para reconstruir as estruturas produtivas”, reagiu Laura Rodrigues, porta-voz das organizações agrícolas,

Segundo a dirigente, as ajudas a fundo perdido apenas até 50% “criava dificuldades para alguns agricultores” que já se encontravam endividados, uma vez que iria aumentar o seu investimento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *