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Iveco aposta no eco

Por a 31 de Dezembro de 2009 as 5:58

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O construtor italiano Iveco revelou a sua mais recente aposta e estratégia com a apresentação da EcoDaily e Daily Electric. Nas palavras dos responsáveis da marca pertencente ao grupo Fiat “o ecológico é a resposta”.

Na mesma semana em que se discutia em Copenhaga, capital da Dinamarca, o ambiente, juntando à mesma mesa perto de 200 líderes mundiais e especialista em questões ambientais, a Iveco apresentou, em Portugal, as suas duas propostas ecológicas: EcoDaily e Daily Electric.

Versão eco
Movido pela tecnologia CNG (Compressed Natural Gas), ou seja, gás comprimido, o EcoDaily apresenta, segundo o construtor pertencente ao universo Fiat, a resposta ideal para quem quer baixo nível de ruído e consumo e reduzido desgaste do motor. Com homologação EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle), o EcoDaily apresenta-se como a melhor proposta face ao seu “concorrente” com motor diesel, salientando o construtor que este modelo tem um baixo nível de emissões CO2 e Nox, ficando bem abaixo dos motores com normas Euro III, IV, V e EEV.

Nuno Seabra, director comercial da Iveco, referiu na apresentação do novo modelo que “a malha urbana está a ficar estendida, o que leva a uma maior movimentação de veículos de fora para dentro das cidades e vice-versa”.

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Assim, o construtor italiano definiu a sua estratégia para uma política mais verde, admitindo Seabra que “o ecológico é a resposta”.

Com grande facilidade de carroçamento, em particular nos carroçamentos especiais, os depósitos de gás estão exclusivamente aplicados sob o chassis, traduzindo-se, assim, em baixos custos de carroçamento, garantia do espaço de carga e facilidade de adaptação da relação carga útil/autonomia.

Mas não foi somente no carroçamento que a Iveco mostra preocupações. Constituindo o bocal de enchimento uma das grandes preocupações dos utilizadores, a marca italiana desenvolveu um bocal de enchimento em posição igual à do veículo diesel, traduzindo-se numa localização familiar do bocal de enchimento, tornando o reabastecimento fácil, rápido e seguro.

Cumprindo já com os limites propostos pelo Euro VI, significando isto que está assegurado o acesso a áreas urbanas restritas, os responsáveis da Iveco referiram que a tecnologia utilizada no Daily CNG manter-se-á pela próxima década.

Com um depósito de 302 litros – a autonomia do novo EcoDaily está limitada a 500 km – o modelo da Iveco está disponível nas versões de chassis cabina, cabina dupla, furgão e chassis cowl, com pesos brutos que vão das 3,5 6,5 toneladas, com distância entre eixos entre 3.300 e 4.750 mm.

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Rui Alexandre, responsável pelo departamento de Marketing&Produto da Iveco Portugal, referiu na apresentação que a grande novidade passa pela “disponibilização da EcoDaily em venda directa, ou seja, a rede de concessionários passará a vender os modelos, em vez da venda directa que era feita até agora”.

Apesar de ser eco, o novo EcoDaily possui, contudo, um pequeno depósito de gasolina (15 litros), funcionando somente em casos de emergência e em modo automático, não sendo possível fazer o switch pessoalmente.

Revelando que a tecnologia CNG é trabalhada na Iveco vai para 15 anos, Rui Alexandre salientou que toda esta estratégia de “nada servirá se não existir uma rede de distribuição alargada e nacional”, referindo que, em Portugal, “existem cinco postos de abastecimento em todo o País, associados a empresas, o que dificulta a opção dos transportadores nacionais por esta tecnologia”.

Em contraponto, na vizinha Espanha, o responsável pelo Marketing&Produto da Iveco revelou que já existem retalhistas que “obrigam” os transportadores a optarem por veículos mais verdes, admitindo que a escolha tem recaído, na sua maioria, na tecnologia CNG.

Com mais de 10.500 veículos Iveco movidos a CNG a circular em toda a Europa, Rui Alexandre deu como exemplos países como a Alemanha, onde existem 774 postos de abastecimento, prevendo-se que até 2011 esse número aumente para 1.000. Também na Suíça e Áustria o número de postos de abastecimento tem vindo a aumentar, existindo no primeiro caso cerca de 100 e no segundo 110 com perspectivas destes aumentarem até 2011 para 140 e 200, respectivamente.

Mas não é só na Daily que a Iveco está a utilizar a tecnologia CNG. Também a gama média e pesada estão a ser alvo de uma aposta forte por parte do construtor italiano, sendo que no caso da Stralis CNG – de270 cv, com injecção multipunto e combustão estequiométrica, e com pesos entre 18 e 32 toneladas – com emissões contaminantes inferiores à futura norma Euro VI, o modelo foi desenvolvido para as aplicações mais duras, como RSU e para o transporte pesado em cidade.

Já na gama média, o EuroCargo, único veículo na Europa para distribuição urbana propulsionado por gás natural, os pesos do modelo proposto vão de 12 a 16 toneladas, contando com um motor de 200 cv. Disponível com caixas de velocidades automáticas e automatizadas, amplas possibilidades de distâncias entre eixos e tipos de suspensões, facilitando a aplicação de carroçarias, ambos os modelos têm uma autonomia de 500 km.

A “pilhas”
A segunda apresentação da Iveco – Daily Electric – trata-se a primeira solução ZEV (Zero Emission Vehicle) da Iveco, um veículo totalmente alimentado a baterias, que, segundo os responsáveis do construtor italiano se destina “ainda a um nicho de mercado”.

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Dedicado a clientes frota – para uma utilização urbana – a excelente imagem ambiental desta modelo já conquistou clientes como a Petit Forestier no Reino Unido, a FCC em Espanha, UPS e algumas empresas de Correios e Distribuição porta a porta e Serviços aeroportuários.

Com uma abrangência de pesos brutos que vai das 2,9 às 6,5 toneladas, a tecnologia da bateria Zebra funciona baseada em sal e níquel, sendo recarregável em 8 horas, possuindo uma vida útil de 1.000 ciclos.

Com uma autonomia que poderá ir até aos 130 km – dependendo do número de bateria – a velocidade máxima atingida pela Daily Electric é de 70 km/h, possuindo uma capacidade de arranque em declive de 18%. Com um preço que é três vezes superior a uma Daily normal, Rodrigo Delgado, gestor de produto da Iveco, admite que “não se trata de uma compra económica, constituindo uma realidade só para alguns. Este é um produto que funciona ainda mais como uma bandeira”.

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