Opinião

Empresas mais Responsáveis Socialmente

Por a 31 de Dezembro de 2009 as 5:58

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Todos sabemos que o trabalho em equipa é uma das condições fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, e, por isso, deve ser um dos seus principais motivos de preocupação. Também no sector do Grande Consumo isso é uma evidência e, para que esse trabalho seja competente, é necessária uma estrutura composta por elementos que saibam qual o seu papel dentro da organização e que, consequentemente, conheçam o papel que devem desempenhar na sua equipa.

De qualquer forma, hoje em dia, as empresas preocupam-se cada vez mais com outro género de questões, muitas delas exteriores à sua própria orgânica. É o caso dos problemas de ordem social, que reflecte uma aproximação ao pensamento e valores que regem a sociedade na qual se inserem. Esta crescente consciencialização remete, inevitavelmente, as empresas para uma área de negócio de grande envolvência e de recompensa em termos profissionais.

O desenvolvimento de acções de Teambuilding com enfoque na Responsabilidade Social é uma forma de fomentar a integração das empresas num contexto de planificação e desenvolvimento de acções de preocupação ambiental e social.

Com a aposta neste tipo de acções, para além da relação com o exterior, as empresas ganham dentro de portas. São instrumentos valiosos para a melhoria das relações entre as equipas de trabalho de uma organização, na medida em que colocam os colaboradores perante situações novas, que levam ao desenvolvimento de esforços comuns, ao estreitar relações de confiança entre si, e à aprendizagem na resolução de novos desafios, potenciando o trabalho de equipa como uma das forças da organização. Trata-se de um reforço da união dos colaboradores, onde se verificam resultados positivos e encorajadores de aderência, trabalho em equipa, cooperação, entre outros – todos eles indicadores que contribuem para o sucesso e crescimento empresarial.

É essencial que se conheça a importância das vantagens da Responsabilidade Social. Para isso, é necessário recorrer ao desenvolvimento de Projectos Integrados, onde os colaboradores são motivados a partilhar, a fruir sentimentos de pertença na equipa e de orgulho pela sensação de “obra feita”. Estes eventos são uma forma de trabalhar as competências de equipa, como a importância da boa gestão de recursos, o planeamento, a liderança, a organização e conjugação de esforços e objectivos, a comunicação, mas constituindo também uma forma de ajudar quem de facto mais necessita, já que os trabalhos das equipas decorrem em instituições de acolhimento ou de apoio a pessoas desfavorecidas. E, que melhor forma de nos sentirmos motivados, úteis numa equipa, do que contribuirmos para a felicidade de quem mais precisa?

Estas iniciativas incutem em todos um verdadeiro sentimento de orgulho pela ajuda aos outros, ao mesmo tempo que contribuem para que as pessoas se sintam genuinamente úteis e satisfeitas pelo tempo que investem a fazê-lo. No final do dia, não só existe um sentimento de elevada satisfação individual, orgulho que retiram do “fui eu que fiz”, de deixarem “obra feita”, como também se reforça o espírito de equipa entre todos.

Enquanto pessoa e profissional, Responsabilidade Social é, para mim, um tipo de projecto com inequívoco valor humano, pela sua contribuição e ajuda às problemáticas daqueles que mais necessitam. Esse apoio deve ser posto em prática após uma análise da situação, apurando as reais necessidades físicas, sociais e educacionais das pessoas e do espaço de acção.

Pela minha experiência neste quadrante, acredito que estas acções contribuem para uma mudança no sector do Grande Consumo e, se quisermos, uma actualização no pensamento das empresas. Para todas as que participam neste tipo de eventos, a experiência tem-se revelado única e prestigiante, com um sentimento de realização comum a todos.

Isabel Rita, Managing Partner da Neves de Almeida Consultores

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