Opinião

Captação de Talento

Por a 31 de Dezembro de 2009 as 5:58

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O conceito de talento está, neste momento, numa fase de expansão e fortemente enraizado na terminologia dos Recursos Humanos.

Passámos de uma situação onde as empresas decidiam com quem queriam trabalhar, para um mercado onde os candidatos decidem onde querem trabalhar. Os critérios para esta vasta selecção são dos mais variados: condições salariais, benefícios sociais, posição, projecção de carreira, prestígio da empresa, horário e localidade geográfica. Hoje já não basta ser uma empresa de prestígio.

A questão da captação de talento levou ao inevitável reforço do papel da área dos Recursos Humanos dentro das organizações e criá-la nas empresas onde esta não existia.

A identificação e gestão de um talento é, então, o principal compromisso que o responsável pela gestão do mesmo deve assumir, sendo que a utilização de formas tangíveis e intangíveis para a captação de um talento é fundamental para o sucesso desta missão.

As universidades são cada vez mais uma enorme fonte de novos talentos. A presença activa nas mesmas, bem como as parcerias desenvolvidas, são assim fundamentais neste processo (formação académica, a comunicação feita de modo a estar presente na mente de todos e a apresentação da empresa são mais valias para atrair potenciais talentos).

A clareza e credibilidade dos planos de carreira, bem como a evolução salarial, benefícios sociais (como seguro de saúde, plano de pensões, seguro de vida e viatura da empresa) são factores com enorme importância.

A formação continuada de todos os intervenientes na captação de talento, a capacidade de criar fórmulas que permitam manter um equilíbrio perfeito entre vida familiar e profissional, a participação activa em fóruns especializados nacionais e internacionais, são meios cada vez mais utilizados na captação destas “estrelas” profissionais.

A notoriedade da empresa é, cada vez mais, relacionada não com a quantidade de contactos que possui, mas com a qualidade dos mesmos, o que leva a que potenciais candidatos queiram fazer parte desta rede de talentos.

Para o sucesso desta parceria é fundamental a transmissão de valores que permitam aos candidatos perceber que é uma mais valia trabalhar com determinada empresa.

No entanto, o recrutamento não é feito apenas de candidatos talentosos. O sucesso de qualquer organização passa, em primeiro lugar, pela dedicação dos seus colaboradores. Deste modo, a satisfação dos mesmos no trabalho desenvolvido é factor essencial para este casamento feliz.

Uma empresa pode ter todos os pontos anteriormente referidos, e no entanto, não captar candidatos talentosos por não saber transmiti-lo ao mercado.

Apesar da enorme evolução das tecnologias, sem dúvida fundamentais nos tempos que correm, o contacto humano continua a ser fundamental. As pessoas continuam a valorizar pessoas e, se o interlocutor não é capaz de transmitir entusiasmo, honestidade e um projecto credível, de nada vale possuir todas as ferramentas anteriormente referidas.

O trabalho das empresas terá de ser cada vez mais exaustivo na atracção de talentos, principalmente na origem, isto é, nas universidades. As tão conhecidas apresentações corporativas por parte dos departamentos de recursos humanos são, hoje em dia, insuficientes. É necessário uma relação proactiva entre escolas e empresa.

Em Portugal, o modelo educativo está demasiado direccionado para a teoria, ao contrário dos Estados Unidos, onde a componente prática ao longo da carreira académica é bastante valorizada e onde os trabalhos de investigação são cada vez mais utilizados, o que consequentemente leva ao desenvolvimento de capacidades de comunicação, permitindo detectar as reais capacidades de um aluno e identificá-lo muitas vezes como um potencial talento.

Captação de talento é sinónimo de atrair os melhores. E aqui o papel do Marketing tem forte importância. Muitas vezes não se dá a importância devida à elaboração de anúncios; a ideia de que um anúncio é apenas um descritivo de funções e uma apresentação da empresa que quer recrutar está completamente errada. Um anúncio terá que ser muito mais do que um descritivo cinzento. Há inúmeras formas de o tornar atractivo e original, tanto pela sua estética como pelo seu conteúdo, e é aí que está o factor diferenciador, que faz com que um talento escolha uma empresa em detrimento de uma concorrente.

São muitos os detalhes que entram em jogo na hora de atrair um talento. É um trabalho exigente, mas se lhe alocarmos os recursos suficientes, o retorno será garantido, teremos, certamente, os melhores profissionais do mercado.

Catarina Ramos Gouveia, Executive Manager Commercial & Marketing, Retail & Healthcare

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