Opinião

Evite o zapping da sua Marca

Por a 17 de Dezembro de 2009 as 5:29

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Já acordou com a sensação de que algo está a acontecer e que devia estar a reagir, mas afinal era o despertador que já estava a tocar há algum tempo? Todos nós temos essa sensação, de tempos a tempos…

E quando está a trabalhar, tem a certeza que o despertador da sua empresa não está a tocar?

Bill Gates dizia que a toda-poderosa e aparentemente inabalável Microsoft estava todos os dias a um ano e meio do fracasso, e a única forma de o evitar era a aposta diária e contínua na inovação. Recentemente, assistimos ao desmoronar de gigantescos grupos económicos. A conclusão que podemos tirar destes dois exemplos é que na complexa economia actual nada é garantido. Num mercado em permanente ebulição, a vulnerabilidade está mais presente do que nunca e por muita solidez que o relatório de contas apresente, tudo se pode modificar de um dia para o outro. Se estas instituições sólidas ficaram fora do mercado, o que impede o seu negócio de falir também?
A noção de que o sucesso é efémero e a receita de ontem pode não ser suficiente para hoje é a força motriz para a criação de valor e para a diferenciação, ingredientes fundamentais para vencer no mercado actual.

O consumidor é soberano nas suas escolhas. Imagine o consumidor com um comando de TV que lhe permite mudar de canal quando não está satisfeito com um produto ou com uma marca. A sua marca tem que ser um programa que prenda a atenção do consumidor, e com a capacidade de se reformular e inovar ao longo do tempo para se manter atractivo. Caso contrário, vai perder a sua audiência.

Aquilo que tem que perguntar a si mesmo é o que está a fazer hoje para prender a atenção do espectador. O que é que a sua organização está a preparar de novo, de diferente ou de mais vantajoso para apresentar ao mercado no próximo trimestre? Onde está a criação de valor, a diferenciação? Onde está a inovação? Ou vai continuar a emitir o mesmo programa e ignorar o zapping?
Quando se reúne a gestão de topo há 3 indicadores que devem ser o foco de atenção: vendas, para conhecer o futuro no curto prazo da empresa; índice de satisfação dos clientes, para garantir o futuro da empresa no médio prazo; índice de inovação, para poder aferir o potencial de crescimento a médio ou longo prazo.

Trrriiimmm….

Pedro Fernandes, Marketing Manager da Edigma

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