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Molduras digitais atenuam crise no mercado de fotografia

Por a 15 de Dezembro de 2009 as 2:00

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O mercado português de câmaras digitais caiu 10% em volume, no primeiro semestre de 2009, em relação ao período homólogo, revela um estudo da GfK, que aponta uma queda de 13% em valor neste sector. O mesmo acontece na Europa com variações de menos 3% em unidades e 15% em valor.

Segundo a consultora, em Portugal e na Europa foram vendidas respectivamente cerca de 200 mil e 10.400.000 unidades de câmaras digitais no primeiro semestre, com destaque para as compact, com um decréscimo de importância de 2,7% e de 1%, em Portugal e na Europa, respectivamente. No mesmo período as reflex subiram 2,7 e 1,5%. As bridge mantiveram a quota de 3,8% do mercado nacional e sofreram um decréscimo de 0,5% na Europa.

De acordo com a GfK, o cenário ao nível dos cartões de memória mantém o perfil negativo que caracteriza o mercado de fotografia, com o mercado português a registar uma quebra de 10% em unidades e de 36% em valor. Na Europa a variação é positiva em 3% em volume, com uma variação de menos 26% em valor.

Os cartões de memória apresentam um preço médio em Portugal de 12 euros e de 13 na Europa, respectivamente menos 30 e 28% que no período homólogo anterior. Em Portugal e na Europa destacam-se como cartões preferidos os SD card standard, seguidos dos SD card hc e memory stick total.

O total da facturação do mercado de fotografia nos primeiros seis meses de 2009 foi de 45 milhões de euros em Portugal e de 2.500 milhões de euros na Europa, com o segmento das câmaras digitais e dos cartões de memória a apresentar variações negativas em unidades e em valor face ao período homólogo.

A contrariar esta tendência surge o segmento das molduras digitais, um produto inovador, que a GfK prevê acabe o ano com uma tendência positiva em volume de 50%, e com um acréscimo de 26% de facturação a nível europeu.

As molduras digitais apresentaram na Europa um preço médio de 76 euros num segmento com uma facturação de 145 milhões de euros no primeiro semestre de 2009. As molduras com 7″ são as que se destacam.

Segundo Pedro Oliveira, da GfK, “espera-se que a tendência dos portugueses neste Natal seja de um forte aumento no consumo de molduras digitais, produto que em Dezembro deverá ser o segundo com maior facturação no universo de foto ficando apenas atrás das câmaras digitais”.

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