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Conjuntura económica afecta Natal dos portugueses

Por a 15 de Dezembro de 2009 as 2:00

Natal

Os consumidores estão receosos face à actual conjuntura económica e por isso não entram em grandes euforias face ao consumo na época de Natal, quer nas compras para as festas, quer nos gastos com os presentes, revela um estudo GfK Metris sobre o comportamento dos portugueses na época de Natal.

Segundo o estudo, 41,9% dos consumidores declara que vai gastar menos em consumo directo para o lar, ou seja, nas compras específicas para as festas, face a 2008. Entre os que esperam gastar menos, 22,8% estima fazer uma média de poupança de 30% em relação ao que gastou há um ano.

No que respeita à compra de presentes, o valor da poupança sobe ligeiramente, com 46,2% dos consumidores a planear gastar menos em prendas. Comparando com o período homólogo anterior, 19,8% dos inquiridos estima uma média de poupança a rondar os 35%.

Em Portugal, 40,3% dos consumidores já definiu o orçamento para gastos neste Natal, no que respeita ao consumo e aos presentes, com a média dos gastos a situar-se nos 180 euros.

De acordo com a análise geográfica, os inquiridos da região do Centro Litoral são os que mais vão limitar os gastos no Natal: 60% vai gastar menos que em 2008, para uma média próxima dos 143 euros.

Quando analisada a influência da publicidade nas compras de Natal, 74,4% dos portugueses declara não se sentir influenciado pelas campanhas publicitárias nas decisões de compra dos presentes. No entanto, os 25,6% influenciados pela publicidade vão gastar mais no Natal, de 180 euros para 222 euros, além de que, para estes consumidores cuja publicidade aparenta ser um motor de consumo, também apresentam um menor índice de poupança no consumo e prendas de Natal face a 2008.

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