Não Alimentar

Sonae Sierra quer ‘zero acidentes’

Por a 10 de Dezembro de 2009 as 2:00

sonae_leiria_shopping.jpg

A Sonae Sierra acaba de se tornar a primeira empresa da Europa a obter a certificação de Segurança&Saúde na gestão da construção de um centro comercial, de acordo com a norma OHSAS 18001 (referencial de Gestão de Prevenção de Riscos Laborais, desenvolvido por um consórcio internacional de entidades de normalização e de certificação).

Esta certificação, atribuída pela TÜV Rheinland, multinacional alemã na área da certificação, reconhece a qualidade do sistema de Segurança&Saúde implementado na gestão da construção do LeiriaShopping, permitindo à organização identificar e controlar os riscos de segurança e saúde existentes na obra, reduzir o potencial de acidentes, contribuir para o cumprimentos das normas de segurança e aumentar a produtividade em geral.

A OHSAS 18001 é uma norma que valida um Sistema de Gestão (assim como a ISO 9001 e ISO 14001) orientado para a Segurança & Saúde no trabalho, servindo como ferramenta que permite às empresas a gestão e o controlo dos seus níveis de desempenho nestas áreas, de acordo com os objectivos, políticas e planos de acção traçados pela própria empresa.

Para a obtenção desta certificação foi essencial o grande envolvimento e consciencialização dos trabalhadores para as questões de Segurança e Saúde, alcançados através da implementação de um sistema “directo” de participação através da consulta sistemática dos trabalhadores na definição de regras de segurança – com a presença dos Representantes dos Trabalhadores para a Segurança nas Reuniões de Segurança e Ambiente – e através de uma caixa de sugestões em obra para acolher as várias propostas.

Os benefícios destas medidas traduziram-se não só ao nível da redução de acidentes e da formação de trabalhadores, mas também ao nível financeiro, com a redução dos custos indirectos relacionados com as condições de Segurança e Higiene no Trabalho nas organizações envolvidas na obra, através da identificação sistemática de oportunidades de melhoria.

De referir que a Sonae Sierra tem vindo desde 2004 a desenvolver uma cultura de Segurança&Saúde em toda a empresa e nos seus centros comerciais, tornando-se em 2008, a primeira empresa europeia no sector dos centros comerciais a ser certificada nesta área. Mais recentemente, a Sonae Sierra foi a primeira empresa em Espanha a obter a certificação do sistema de Segurança&Saúde, segundo a norma OHSAS 18001:2007 para quatro dos seus centros comerciais em Espanha.
Em Portugal, a empresa conta com cinco centros certificados segundo a referida norma (Centro Colombo, NorteShopping, GaiaShopping, ArrábidaShopping e Estação Viana). Internacionalmente, a Sonae Sierra tem, ainda, três centros certificados no Brasil e um em Itália.

A gestão de Segurança&Saúde na Sonae Sierra tem como objectivo a prevenção e antecipação de acidentes, para proteger os seus colaboradores e todas as pessoas que contactam com a empresa. “Zero acidentes” é a meta que a Empresa se propõe atingir, através da adopção de valores comuns por parte de toda a organização.

Ao apostar na formação e prevenção, a Sonae Sierra “reforça a sua convicção de que as pessoas são o activo mais precioso, cuja integridade física, intelectual e psicológica deve ser salvaguardada”.

Para a empresa, “esta atitude constitui uma vantagem competitiva e um factor de referência e de diferenciação face à concorrência”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *