Veículos

Iveco apresenta modelo ecológico

Por a 10 de Dezembro de 2009 as 2:00

iveco_modelos.jpg

A Iveco apresentou ontem o seu mais recente modelo ecológico: o EcoDaily. Movido pela tecnologia CNG (Compressed Natural Gas), ou seja, gás comprimido, o EcoDaily apresenta, segundo o construtor pertencente ao universo Fiat, um baixo nível de ruído e consumo, reduzido desgaste do motor e uma homologação EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle), face ao seu “concorrente” com motor diesel.

Numa altura em que se discute, em Copenhaga (Dinamarca), a problemática ambiental, a Iveco refere que este seu modelo tem um baixo nível de emissões CO2 e Nox, ficando bem abaixo dos motores com normas Euro III, IV, V e EEV.

Nuno Seabra, director comercial da Iveco, referiu na apresentação do novo modelo que “a malha urbana está a ficar estendida, ou seja, cada vez mais os veículos transitam de fora para dentro ou vice-versa dos meios urbanos, levando a que os construtores automóvel definam as suas estratégias para uma política mais verde”, admitindo que “o ecológico é a resposta”.

Com grande facilidade de carroçamento, em particular nos carroçamentos especiais, o depósitos de gás estão exclusivamente aplicados sob o chassis, traduzindo-se, assim, em baixos custos de carroçamento, garantia do espaço de carga e facilidade de adaptação da relação carga útil/autonomia.

Mas não foi somente no carroçamento que a Iveco mostra preocupações. Constituindo o bocal de enchimento uma das grandes preocupações dos utilizadores, a marca italiana desenvolveu um bocal de enchimento em posição igual à do veículo diesel, traduzindo-se numa localização familiar do bocal de enchimento em posição, tornando o reabastecimento fácil, rápido e seguro.

Cumprindo já com os limites propostos pelo Euro VI, significando isto que está assegurada o acesso a áreas urbanas restrictas, os responsáveis da Iveco referiram que a tecnologia utilizada no Daily CNG manter-se-á pela próxima década.

iveco.jpg

Com um depósito de 302 litros, a autonomia do novo EcoDaily está limitada a 500 km, o modelo da Iveco está disponível nas versões de chassis cabina, cabina dupla, furgão e chassis cowl, com pesos brutos que vão das 3,5 6,5 toneladas, com distância entre eixos entre 3.300 e 4.750 mm.

Rui Alexandre, responsável pelo departamento de Marketing&Produto da Iveco Portugal, referiu na apresentação que a grande novidade passa pela “disponibilização da EcoDaily em venda directa, ou seja, a rede de concessionários passa poder vender os modelos, em vez da venda directa que era feita até agora”.

A EcoDaily, contudo, possui um pequeno depósito de gasolina (15 litros), funcionando somente em casos de emergência e em modo automático, não sendo possível fazer o switch pessoalmente.

iveco_interior.jpg

Revelando que, em Espanha, já existem retalhista que “obrigam” os transportadores a optarem por veículos mais verdes, Rui Alexandre salientou que a escolha recaiu, na sua maioria, na tecnologia CNG, admitindo, contudo, que em Portugal essa realidade é mais difícil, “dado só existirem cinco postos de abastecimento em todo o País e estarem associados a empresas, o que dificulta a opção dos transportadores nacionais por esta tecnologia”.

Com mais de 10.500 veículos Iveco movidos a CNG em toda a Europa, o responsável pelo marketing do construtor italiano deu ainda como exemplos, países como a Alemanha, onde existem 774 postos de abastecimento, prevendo-se que até 2011 esse número aumento para 1.000. Também na Suíça e Áustria o número de postos de abastecimento tem vindo a aumentar, existindo no primeiro caso cerca de 100 e no segundo 110 com perspectivas destes aumentarem até 2011.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *