Iveco apresenta modelo ecológico
Numa altura em que se discute, em Copenhaga (Dinamarca), a problemática ambiental, a Iveco apresentou o seu mais recente modelo amigo do ambiente: EcoDaily.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Iveco apresentou ontem o seu mais recente modelo ecológico: o EcoDaily. Movido pela tecnologia CNG (Compressed Natural Gas), ou seja, gás comprimido, o EcoDaily apresenta, segundo o construtor pertencente ao universo Fiat, um baixo nível de ruído e consumo, reduzido desgaste do motor e uma homologação EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle), face ao seu “concorrente” com motor diesel.
Numa altura em que se discute, em Copenhaga (Dinamarca), a problemática ambiental, a Iveco refere que este seu modelo tem um baixo nível de emissões CO2 e Nox, ficando bem abaixo dos motores com normas Euro III, IV, V e EEV.
Nuno Seabra, director comercial da Iveco, referiu na apresentação do novo modelo que “a malha urbana está a ficar estendida, ou seja, cada vez mais os veículos transitam de fora para dentro ou vice-versa dos meios urbanos, levando a que os construtores automóvel definam as suas estratégias para uma política mais verde”, admitindo que “o ecológico é a resposta”.
Com grande facilidade de carroçamento, em particular nos carroçamentos especiais, o depósitos de gás estão exclusivamente aplicados sob o chassis, traduzindo-se, assim, em baixos custos de carroçamento, garantia do espaço de carga e facilidade de adaptação da relação carga útil/autonomia.
Mas não foi somente no carroçamento que a Iveco mostra preocupações. Constituindo o bocal de enchimento uma das grandes preocupações dos utilizadores, a marca italiana desenvolveu um bocal de enchimento em posição igual à do veículo diesel, traduzindo-se numa localização familiar do bocal de enchimento em posição, tornando o reabastecimento fácil, rápido e seguro.
Cumprindo já com os limites propostos pelo Euro VI, significando isto que está assegurada o acesso a áreas urbanas restrictas, os responsáveis da Iveco referiram que a tecnologia utilizada no Daily CNG manter-se-á pela próxima década.
Com um depósito de 302 litros, a autonomia do novo EcoDaily está limitada a 500 km, o modelo da Iveco está disponível nas versões de chassis cabina, cabina dupla, furgão e chassis cowl, com pesos brutos que vão das 3,5 6,5 toneladas, com distância entre eixos entre 3.300 e 4.750 mm.
Rui Alexandre, responsável pelo departamento de Marketing&Produto da Iveco Portugal, referiu na apresentação que a grande novidade passa pela “disponibilização da EcoDaily em venda directa, ou seja, a rede de concessionários passa poder vender os modelos, em vez da venda directa que era feita até agora”.
A EcoDaily, contudo, possui um pequeno depósito de gasolina (15 litros), funcionando somente em casos de emergência e em modo automático, não sendo possível fazer o switch pessoalmente.
Revelando que, em Espanha, já existem retalhista que “obrigam” os transportadores a optarem por veículos mais verdes, Rui Alexandre salientou que a escolha recaiu, na sua maioria, na tecnologia CNG, admitindo, contudo, que em Portugal essa realidade é mais difícil, “dado só existirem cinco postos de abastecimento em todo o País e estarem associados a empresas, o que dificulta a opção dos transportadores nacionais por esta tecnologia”.
Com mais de 10.500 veículos Iveco movidos a CNG em toda a Europa, o responsável pelo marketing do construtor italiano deu ainda como exemplos, países como a Alemanha, onde existem 774 postos de abastecimento, prevendo-se que até 2011 esse número aumento para 1.000. Também na Suíça e Áustria o número de postos de abastecimento tem vindo a aumentar, existindo no primeiro caso cerca de 100 e no segundo 110 com perspectivas destes aumentarem até 2011.