Não Alimentar

Nuno Crispim, Category Manager Reckitt Benckiser

Por a 3 de Dezembro de 2009 as 5:20

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“A última inovação de relevo neste  mercado aconteceu há 20 anos”

Dá pelo nome de QuantuMatic e é a maior inovação dos últimos 20 anos. Nuno Crispim, category manager Reckitt Benckiser, explica a razão deste lançamento e os objectivos pretendidos.

Após seis anos de investigação e desenvolvimento, a Reckitt Benckiser lança no mercado nacional uma nova gama sob a chancela do detergente para a máquina da loiça Calgonit/Finish: QuantuMatic. Nuno Crispim, Category Manager Reckitt Benckiser, espera que “QuantuMatic venha ajudar Calgonit/Finish a reforçar a sua já destacada liderança de mercado”.

Hipersuper (H): Referiram no lançamento de QuantuMatic que se tratava da maior inovação dos últimos 20 anos. Em que medida este novo produtos é assim tão inovador?
Nuno Crispim (N.C.):
QuantuMatic é o primeiro dispensador recarregável de detergente existente no mercado de detergentes para a máquina de lavar loiça. Liberta, automaticamente, durante 12 lavagens o detergente (cumprindo também as funções de sal e abrilhantador, entre outros).

A última inovação de relevo neste mercado aconteceu há 20 anos com a introdução das primeiras pastilhas no mercado, evoluindo do tradicional detergente em pó ou líquido.

H: O QuantuMatic é resultado de uma investigação e desenvolvimento que demorou 6 anos. É normal demorar tanto a I&D de um produto?
N.C.:
O facto de ter demorado 6 anos demonstra o carácter altamente inovador do QuantuMatic. Tendo em conta todo o esforço tecnológico que está por trás do QuantuMatic, olhamos para os 6 anos como o tempo necessário para podermos apresentar ao consumidor um produto totalmente dedicado à sua conveniência e que ofereça toda a eficácia associada a uma marca líder como é Calgonit/Finish.

Acresce também que se procurou um produto que funcionasse de forma independente, sem necessidade de pilhas, e que estivesse 100% testado para libertar apenas uma dose de detergente a cada lavagem.

H: O facto de se tratar de um produto recarregável é uma mais-valia para o consumidor?
N.C.:
Sem dúvida: o facto de ser recarregável vem trazer um novo nível de conveniência ao consumidor, na medida em que apenas tem que abrir o seu dispensador a cada 12 lavagens, retirar a recarga anterior e substituir por uma nova.

H: De acordo com a TNS Worldpanel, o mercado de detergente para a loiça beneficiaram com a transferência de consumo de fora para dentro do lar. Em que medida a Reckitt Benckiser “beneficiou” desta transferência nos hábitos de consumo?
N.C.:
Assistimos, em 2009, a um crescimento importante do mercado de detergentes para a máquina de lavar loiça.

Tendo em conta que os níveis de penetração de máquinas de lavar loiça nos lares portugueses se manteve estável vs 2008, acreditamos que tal se deve a uma transferência de consumo de fora para dentro do lar. A Reckitt Benckiser, nomeadamente a marca Calgonit/Finish, como líder de mercado, viu também, naturalmente, as suas vendas crescerem em virtude deste aumento de consumo.

H: Como caracterizam este mercado em Portugal?
N.C.:
O mercado de detergentes para a máquina de lavar loiça é um mercado já relativamente maduro, atingindo níveis de penetração à volta de 50%.

H: É muito diferente dos restantes mercados europeus?
N.C.:
Em termos de níveis de penetração o mercado português está em linha com a realidade europeia (estamos por exemplo acima de países como Espanha e Grécia), sendo que temos ainda “espaço para crescer” no que diz respeito ao número de lavagens/semana, onde de facto verificamos valores inferiores em Portugal vs média europeia.

H: Que quotas possuem os mercados de detergente loiça (manual e máquina) actualmente em Portugal?
N.C.:
Calgonit/Finish é líder destacado no mercado de detergente loiça máquina, com uma quota que ronda os 40%.

H: O mercado de detergentes de loiça é “ameaçado” pela marcas próprias da distribuição?
N.C.:
Como em todos os mercados de DPH, temos assistido a uma proliferação da marca de distribuição, logo o mercado de detergente para a máquina de lavar loiça não foge à regra. No entanto, a marca própria tem tido um crescimento menos acentuado que noutras categorias, situando-se actualmente à volta dos 18% de quota de mercado.

H: Que acções vão realizar no ponto de venda?
N.C.:
O lançamento de QuantuMatic será apoiado fortemente em diversos meios, sendo que o ponto de venda é um dos mais importantes em virtude de ser um ponto fulcral de tomada de decisão de compra por parte do consumidor. Teremos uma oferta de 50% de desconto no lançamento, acção de promotoras e material de ponto de venda com decoração inovadora face ao que estamos habituados a ver.

H: Este lançamento irá aumentar a quota da marca no mercado nacional? Em quanto?
N.C.:
Esperamos que QuantuMatic venha ajudar Calgonit/Finish a reforçar a sua já destacada liderança de mercado, sendo que os objectivos que pomos para este produto passam por ter uma performance ao nível das pastilhas mais premium que temos no nosso portfolio.

H: Quais os objectivos pretendidos com este lançamento?
N.C.:
O principal objectivo deste lançamento é trazer ainda mais eficácia e conveniência ao consumidor, contribuindo para o crescimento da marca Calgonit/Finish, reforçando a nossa liderança de mercado.

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