Não Alimentar

As melhores marcas de Moçambique

Por a 26 de Novembro de 2009 as 2:00

A Intercampus, empresa do Grupo GfK, lançou o ranking das Melhores Marcas de Moçambique, baseado na avaliação da percepção dos consumidores moçambicanos, apresenta hoje, 26 de Novembro, uma revista especializada com o mesmo título, dedicada às marcas, marketing e research, em Maputo.

O projecto Melhores Marcas de Moçambique, que é apresentado por António Salvador, director-geral da GfK, teve início a 5 de Agosto na capital moçambicana.

O projecto inclui para além do estudo que avalia 101 marcas em Moçambique, um programa de televisão, um website (www.mmm.co.mz), um workshop e uma revista com o objectivo de despertar o investimento em projectos que acrescentem valor interno para o país. O objectivo é informar o mercado sobre as novidades nos segmentos de brand, marketing, estratégia, research e as principais ferramentas indispensáveis para tornar uma marca credível e de sucesso.

O valor das marcas é calculado através da ferramenta Brand Potential Index (BPI), premiada por duas vezes em Congressos da ESOMAR, Associação Mundial dos Profissionais de Market Research, um índice que permite medir o valor da marca e o seu grau de atractividade, numa avaliação de oito sectores: desporto, eventos, telecomunicações, banca e seguros, bebidas, energia e combustíveis, fast moving consumer goods (FMCG) e electrodomésticos.

Para Luís Couto, director-geral da Intercampus em Moçambique, “este projecto pretende contribuir para o desenvolvimento da área de marketing e marcas e dar relevância aos profissionais de marketing moçambicanos”.

Entre as marcas de FMCG encontram-se Aquafresh, Colgate, Dona Ana, Lux, Multipac, Oki, Nivea, Omo, Palmolive, Protex, Sunlight, Surf, entre outras. Já nas bebidas a Intercampus e GfK enumeram marcas como 2M, Amarula, Ceres, Coca-Cola, fanta, Laurentina, Manica, Santal e Spin, enquanto nos electrodomésticos é possível encontrar marcas como JVC, LG, Samsung, Sony, Sharp, Westpoint ou Panasonic.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *