Opinião

BI para converter a adversidade em oportunidade de negócio

Por a 26 de Outubro de 2009 as 2:00

javier_izquierdo.jpg

As redes de comunicação globais têm aproximado todo o Mundo e uniformizado os mercados. O actual panorama financeiro coloca contudo todos os mercados de todo o Mundo numa situação de grande risco, devido à disseminação viral de informação e à incapacidade para lidar com uma explosão sem precedentes de dados que surgem a todo o momento. O Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócio, surge no Mundo corporativo como uma ferramenta para aumentar o controlo sobre a informação em tempo real e poder reagir com eficiência e eficácia às mudanças. Dado o actual clima económico, é natural que as empresas queiram cortar com os gastos e manter uma postura defensiva. Mas, na realidade, adversidade é uma oportunidade para melhorar a eficiência. Especificamente, as empresas do sector do comércio a retalho podem encontrar na ferramenta de BI uma grande ajuda para transformar as ameaças do mercado em vantagens competitivas para alavancarem o seu negócio.

Os desafios para os retalhistas são múltiplos: Os padrões de compra tornaram-se mais imprevisíveis e vulneráveis; a concorrência, desde fontes tradicionais às alternativas, continua a aumentar; e a rentabilidade é mais difícil de alcançar do que nunca. Neste cenário, as empresas podem usar o BI para monitorar o desempenho em toda a cadeia, ajustando o nível de efectivos e outros custos controláveis, com base em receitas e cumprindo os objectivos de rentabilidade. Ganham maior visibilidade sobre os canais de venda e sobre os seus objectivos de vendas e margens, e são capazes de compreender os hábitos dos consumidores, direccionar melhor os seus produtos, gerir promoções e estratégias de preços e satisfazer as reais necessidades dos seus actuais e potenciais clientes.

Com as tabelas de resultados e análise de BI, os gestores podem ver o desempenho dos produtos, das lojas, dos canais de negócios (tanto físicos como de venda online), das várias divisões de negócio e das regiões em que se opera para serem capazes de tomar as medidas correctivas em tempo real, incluindo as transferências de mercadorias, saldos, novos pedidos e cancelamento de alguns artigos.

Um conhecimento efectivo e preciso do que se pretende, apoia as cadeias de abastecimento para optimizar os níveis de venda, minimizar as rupturas de stock, eliminar as vendas perdidas e reduzir custos de inventário. Ao mesmo tempo consegue-se garantir a disponibilidade dos artigos na altura adequada e com o preço mais atractivo para os clientes.

No sector do Retalho, contar com a agilidade necessária para controlar os custos e obter um melhor desempenho das operações é fundamental para vingar no actual clima económico e diferenciar-se dos restantes players de mercado.

Javier Izquierdo, BI & PM Marketing Manager da IBM, SPGI

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *