‘A Leiteira’ desafia marcas próprias nos iogurtes
A nova marca “A Leiteira” quer liderar a categoria “indulgence”, posição ocupada pelas marcas da distribuição com 75% de quota de mercado. “A Leiteira” é uma nova marca de iogurtes, […]

Rita Gonçalves
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Pingo Doce lança 5ª edição do Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
A nova marca “A Leiteira” quer liderar a categoria “indulgence”, posição ocupada pelas marcas da distribuição com 75% de quota de mercado.
“A Leiteira” é uma nova marca de iogurtes, lançada no mercado pela Lactalis Nestlé Produits Frais (LNPF), uma “joint-venture” estabelecida entre as duas empresas em 1996 para trabalhar o mercado europeu.
A marca opera em exclusivo na categoria “indulgence”, ou seja de sobremesas, liderada actualmente pelas Marcas Próprias da Distribuição (MDD), com quase 75% de quota de mercado, revelou ao Hipersuper Paula Matos, marketing group manager da LNPF.
O objectivo da nova marca é retirar a liderança às MMD já em 2010 e triplicar a quota de mercado. Para isso, é preciso “tornar-se a marca de confiança” das famílias portuguesas e “fazer parte da lista de compras regular dos lares”.
A categoria “indulgence” movimenta cerca de 75 milhões de euros, quase metade da facturação pertence às MDD, e representa 10% do volume de negócios acumulado do sector de iogurtes.
A gama “A Leiteira” é constituída por três linhas: receitas em copo de vidro (nas variedades natural açucarado, aroma morango, bolacha maria, chocolate, biscoito e toffe), cremosos (nos sabores bolo de bolacha, toffee e stratiatella) e a grande novidade do lançamento cremosos com frutas (morango, frutos silvestres e pêssego).
Porque é que os iogurtes cremosos com fruta são originais? Paula Matos explica: “apesar de haver muita oferta na área dos cremosos, o portefólio está muito ligado ao mundo dos bolos e doces. Faltava a fruta. A frescura”.
Dois anos de investigação
A “A Leiteira” já está disponível nas prateleiras da Moderna Distribuição, mas o lançamento está a ser pensado há dois anos. O investimento é maior de sempre, “o dobro do aplicado no Compal Essencial”, exemplifica, sem apontar valores.
Foram realizados estudos qualitativos e quantitativos, inclusive através da replicação de loja. Ou seja, os consumidores entram numa “loja simulada” e são convidados a comprar produtos para levar para casa. Apenas no final da experiência são sujeitos a questionários.
Qual é vantagem? “Há muito mais realismo nos estudos”, garante a responsável de marketing do grupo LNPF, acrescentado que a técnica é muito comum em França.
O lançamento aposta num forte investimento em comunicação. Paula Matos assegura que, em média, cada português vai ter contacto com a publicidade entre 12 a 15 vezes (em TV, Internet, no exterior e no ponto de venda). A promoção é outro eixo central desta fase e baseia-se em ofertas de lançamento.
A marca nasceu em 1870, na Suiça. Actualmente, é comercializada em vários países, entre os quais se destaca a França, onde é a campeã na venda de refrigerados lácteos.
A LNPF é detida em 60% pela Lactalis e 40% pela Nestlé.
Em Portugal, a joint-venture é representada pela Longa Vida S.A, empresa adquirida pela multinacional Suiça em 1994.