Veículos

Luís Simões reduz consumo médio de combustíveis em 2,3%

Por a 22 de Setembro de 2009 as 2:00

luis_simoes.jpg

Implementar boas práticas ambientais, reduzindo os efeitos adversos resultantes da actividade e protegendo o meio envolvente, é um dos valores corporativos da Luís Simões. O projecto Eco-Driving foi criado em linha de conta com este compromisso ambiental, para reduzir o consumo de combustível em 500.000 litros. Esta meta foi superada e, entre 2007 e 2008, a Luís Simões conseguiu reduzir 2,3% do consumo médio da frota própria e diminuir as emissões de C02 em 1,4 milhões de Kg. Do ponto de vista económico, a implementação do Eco-Driving permitiu a poupança de 451.449 de euros em combustível.

Para renovar e modernizar a frota, a Luís Simões realizou um investimento de cerca de 4,5 mil euros em veículos equipados com caixa automatizada e motores Euro V, política que garante que os veículos tenham idade média de 2,5 anos. Em 2007, este tipo de veículos representava 14,7% da frota, em 2008 representava 33% e até ao final de 2009, prevê-se que atinja os 40%.

O Eco-Driving assentou em três pilares: formação aos motoristas, desenvolvimento de aplicações informáticas para recolha e análise de dados das viagens, e acompanhamento dos relatórios de eficiência energética de cada veículo.

Os 800 motoristas da Luís Simões participaram em acções de formação sobre estilos de condução, utilização racional das caixas de velocidade automatizadas, cálculo das médias de consumo de combustível e interpretação dos relatórios de eficiência energética. Os camiões da Luís Simões têm um computador de bordo (informática embarcada) que recolhe indicadores como: percentagem de tempo de condução em cruise control, tempos de condução acima, abaixo e dentro da banda económica, percentagem de tempo condução em marcha de inércia e percentagem de tempo ao ralenti, níveis de combustível no depósito, eventos de excesso de rotações, totalizador de funcionamento do motor ou temperatura do líquido refrigerador.

“Na Luís Simões, o Eco-Driving é uma forma de estar. A aposta neste projecto reflecte a nossa preocupação em preservar o ambiente e a nossa determinação em diminuir a pegada ecológica e reduzir a factura energética. Os nossos motoristas estão realmente de parabéns, porque sem o empenho deles este projecto não seria possível”, assinala Dalila Tavares, directora Ibérica de Produção de Transportes da Luís Simões.

O projecto Eco-Driving surge com o objectivo de reduzir o consumo médio da frota em 1 litro por cada 100Km percorridos, e para definir o perfil de condução óptimo por tipologia de viatura, serviço e fluxo. Para a Luís Simões, a eco-condução tem impacto em três aspectos chave: economia, segurança rodoviária e economia. Além do Eco-Driving, a política ambiental da empresa engloba também a eficiência energética nos centros de transporte e logística, centros de assistência técnica a veículos, uma correcta gestão e valorização dos resíduos e a monitorização do consumo de água.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *