Opinião

Estudos de Mercado – Uma inovação que permite resultados em tempo real

Por a 4 de Setembro de 2009 as 5:29

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Um dos pressupostos básicos do Marketing assenta na ideia de que as organizações, públicas ou privadas, devem procurar identificar as necessidades dos seus consumidores (manifestas ou latentes) e satisfazê-las de melhor forma que a concorrência, fidelizando-os.

Perante uma tendência de proliferação dos canais virtuais de venda e de mudanças no comportamento do consumidor – que o tornam mais exigente e cauteloso – perceberemos a importância de compreender a dinâmica de consumo, de modo a propor acções mais eficazes e que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes.

Assim, é cada vez mais relevante criar e manter um sistema de informações que possibilite, por exemplo, conhecer a penetração, a quota de mercado, os hábitos de consumo, a notoriedade e a imagem de marca, avaliar as campanhas publicitárias, realizar testes de produto/preço/embalagem, etc.

Torna-se inevitável implementar um banco de dados que permita conhecer, avaliar e acompanhar o desempenho da empresa ou da organização e compará-lo com a actividade dos concorrentes. Só deste modo é possível planear e antecipar acções para corrigir ou reorientar a estratégia.

Um dos métodos mais utilizados para obter estas informações e um melhor conhecimento das expectativas, hábitos, atitudes, opiniões dos consumidores, influenciadores ou decisores sobre determinados bens e/ou serviços é através dos Estudos de Mercado. Eles são um dos principais suportes do sistema de informações de Marketing das empresas.

Os Estudos de Mercado respondem a problemas variados, investigando e estudando diversos mercados e respectivos segmentos, impondo-se de forma natural e incontornável para as empresas que se querem competitivas na economia global em que hoje vivemos.

Existem várias metedologias e tipologias dentro dos Estudos de Mercado, sendo uma das áreas de actuação mais relevante o Trabalho de Recolha, vulgo Trabalho de Campo, que passa por Entrevistas em formato de questionários ou inquéritos.

Tradicionalmente, estes processos de recolha e edição de dados no terreno consomem bastante tempo já que são realizados em papel, para depois serem inseridos manualmente na base de dados e posteriormente analisados.

Perante esta dificuldade, e com o objectivo de apoiar e inovar as metedologias tradicionais de pesquisa quantitativa, foi desenvolvida uma nova aplicação que permite realizar entrevistas, questionários ou inquéritos, em formato digital, utilizando PDA´s ou Tablet PC´s. Com esta ferramenta, as empresas de Estudos de Mercado, ou qualquer outra organização, têm a possibilidade de recolher e introduzir, directamente nas suas bases de dados, informação em tempo real, acelerando assim o processo de análise, apresentação de dados e tomadas de decisão.

Como se pode verificar, a grande vantagem desta aplicação é a de, por um lado, diminuir o tempo do trabalho de campo, e por outro, facilitar o trabalho de recolha de dados estatísticos, através de um suporte móvel, como um PDA ou um Smartphone, permitindo, de forma imediata, a sua inserção, tratamento e acompanhamento dos resultados em tempo real.

Em termos de funcionamento, a aplicação trabalha com um servidor central que gere a informação, organizando os dados recolhidos.

O entrevistador tem acesso ao inquérito ou questionário disponibilizado pelo servidor central, podendo apenas preencher as respostas. A aplicação possibilita ainda conferir o tempo de duração de cada um dos inquéritos, monitorizando assim a potencial inserção de dados fictícios.

Neste sentido, é possível afirmar que, pelas suas características, em particular a versatilidade, esta nova ferramenta apresenta um elevado potencial e valor acrescentado, já que pode ser utilizada por diferentes empresas, para realizar diferentes tipos de recolha de dados, obtendo informação instantânea em tempo real.

Nisha Dinesh, Senior Project Manager e de Pedro Vieira, Sales Manager da Volume

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