Opinião

Merchandising Seguro: Protecção customizada chega à maquilhagem

Por a 10 de Julho de 2009 as 5:01

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João Fanha, Director de Marketing da Gateway

Estando os artigos de cosmética entre as categorias que mais sofrem com o furto, a necessidade de proteger com eficácia, mas mantendo uma exposição livre e um merchandising atraente, é um dos desafios que o retalho tem de enfrentar.

Todos sabemos que uma loja atraente com uma exposição inovadora torna-se convidativa à visita, e unindo a uma entrada de loja ampla, uma montra harmoniosa e uma exposição dos artigos no seu interior de forma livre, temos reunidas condições para uma resposta às preces de todos os retalhistas: Mais vendas!

Hoje em dia, é fundamental conseguir obter uma loja que marque pela diferenciação. Qualquer retalhista procura um posicionamento inovador que chame a atenção e convide à entrada no seu estabelecimento e à experimentação dos seus produtos, contribuindo para o aumento das vendas. A aposta nas cores, nos aromas, na música e numa montra aberta e bonita com artigos em livre exposição que se podem tocar e experimentar tem vindo a tomar proporções de life style. Uma loja já não vende apenas artigos, como sobretudo estilos de vida ao comunicar conceitos muito próprios das marcas. Promoções, montras bonitas, espaços mais amplos, mobiliário com design, todos eles criam um conceito de loja mais dinâmico, onde os visitantes podem entrar para comprar, mas antes de mais experimentar, sentir-se bem e identificar-se com o espaço. E o sector da Cosmética aplica muito bem o marketing experimental e aromático e capricha na decoração das montras com artigos de beleza que até os olhares menos curiosos conseguem atrair.

Estando os artigos da cosmética posicionados no ranking dos que mais perdas por furto sofrem, a necessidade de uma protecção eficaz aumenta exponencialmente, pois numa perfumaria um creme de marca, por exemplo, pode custar mais de uma centena de euros, o que representa uma perda elevada apenas num só artigo. E as situações de furto de artigos de saúde e beleza não acontecem apenas em perfumarias, como também em farmácias e parafarmácias, hipermercados, entre outros espaços comerciais, sendo normal que ainda muitos retalhistas optem por expor alguns artigos em vitrinas fechadas ou atrás do balcão, condicionando no entanto, a sua visibilidade e consequentemente as suas vendas.

Porém, a protecção é necessária, mas não deverá ser demasiadamente defensiva sob pena de impossibilitar o contacto directo do cliente que é o factor chave para a aquisição do artigo. Criar este tipo de obstáculos acaba por condicionar as vendas.

A gama de Safers H&B (Health & Beauty), recentemente lançada pela Gateway, é composta por diversas soluções que vêm responder à necessidade crescente de assegurar uma protecção eficaz destes produtos sentida pelos retalhistas no comércio de produtos de beleza, cosmética e saúde, como sejam as perfumarias, farmácias, parafarmácias até aos próprios hipermercados.

Estas novas soluções de Safers apresentam-se como caixas em PC (policarbonato) resistentes, duradouras e transparentes, podendo ser utilizadas para protecção da mais vasta gama de produtos como kits de maquilhagem, géis de banho, sabonetes perfumados, artigos de maquilhagem (blush, baton, rímel), cremes e óleos para o rosto e corpo, lâminas de barbear, perfumes, entre tantos outros produtos desta linha. A grande vantagem da linha H&B está nos tamanhos desenvolvidos especificamente à medida de cada produto, de forma a criar uma solução esteticamente mais eficaz, já que é ajustável a cada realidade. Além disso, os safers sendo totalmente transparentes, possibilitam ao cliente o acesso total à informação da embalagem, ajudando na escolha do creme com maior facilidade. Efectivamente, a tendência actual de mercado é para a crescente exposição dos artigos em livre serviço e para a customização das soluções de protecção a cada produto, uma vez que a solução deve proteger sem interferir no design, adaptando-se o mais possível ao seu formato.

E tendo em conta as especificidades do sector da cosmética, a Gateway apresentou recentemente ao mercado o novo EASETUBE – uma solução concebida especialmente para protecção de produtos de maquilhagem, como batons e rímeis. Esta é mais uma solução pensada para satisfazer uma lacuna evidente no mercado, tendo sido desenvolvida à medida das necessidades deste nicho de mercado em concreto.

Só apostando em novas formas de inovação em protecção, conseguimos oferecer aquilo que o cliente procura: Uma solução personalizada e não “adaptada”. E sendo “à sua medida” significa que tem de se ajustar ou ser especialmente desenvolvida para cada artigo que se vende em cada loja e também ao conceito da mesma.

É caso para dizermos que agora os produtos de cosmética e maquilhagem não só embelezam como também são embelezados, com uma protecção à sua medida.

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