Opinião

Promover a marca em tempo de crise

Por a 29 de Maio de 2009 as 5:48

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Nos últimos oito anos muito se falou sobre a crise, com especial incidência no último trimestre de 2008. Dizem as previsões mais optimistas que a retoma será em 2010. Será que sim, será que não?

Dizem ainda os analistas que estamos assistir a um contra-ciclo económico, os consumidores não consomem e as empresas baixam os preços na esperança de aumentar as vendas.

Nos círculos de mentes pensantes fala-se que o consumismo chegou ao seu limite, agora será sempre a descer.

Tudo isto só verá a luz da confirmação com o tempo e nessa altura escrever-se-á nos livros de história e economia como tudo aconteceu.

A verdade é que nada será igual após a retoma, muitas empresas terão desaparecido e muitas outras terão surgido aproveitando as oportunidades que a crise oferece.

Neste contexto como poderá uma empresa vender mais? Como poderá garantir vendas com um orçamento de marketing mais apertado?

Há empresas que apostaram em formas que tornam a sua marca mais presente no quotidiano do potencial consumidor, por exemplo, publicidade através das redes de digital signage (painéis digitais colocados em locais públicos cujo a sua função é informar, publicitar ou entreter, por exemplo, as Shopping Center TV’s), outras no marketing experiencial levando os potenciais clientes a viver experiências, sensações com o objectivo de criar uma relação de médio-longo prazo.

Na linha do Marketing Experiencial surge agora uma outra linha de promoção da marca e do produto – o TOUCH MARKETING, que tem por objectivo a promoção do produto ou marca criando sensações e experiências recorrendo às tecnologias Web e de interactividade em painéis digitais (LCD’s, Plasmas, ecrãs de LED’s, ecrãs touchscreen).

Junta o melhor do Marketing Experiencial com o melhor das redes de Digital Signage, transformando um painel digital estático num painel interactivo, em que a publicidade serve um fim – o fim de informar, de possibilitar experiências e sensações onde o produto não é o fim, mas sim o início para tudo o que ele representa.

Uma campanha TOUCH MARKETING foi o lançamento do telemóvel Optimus LG Cookie, com o nome “Neste podes tocar”. A campanha consistiu na criação de uma réplica do telemóvel com 2 metros de altura. O público-alvo teve assim a oportunidade de experimentar o telemóvel e as suas principais funções nas lojas da Optimus. Em paralelo a mesma réplica foi adaptada para mupis (mobiliário urbano para informação) substituindo em determinados locais-chave o tradicional cartaz publicitário pelo telemóvel gigante. Uma campanha inovadora reforçada pela transformação inédita de um mupi de publicidade tradicional num mupi touchscreen, dando força ao nome da campanha “Neste podes tocar”.

O Optimus LG Cookie atingiu o TOP 3 de vendas no espaço de 2 semanas.

A crise pode ser o meio para reinventar as formas de promoção. As acções TOUCH MARKETING ainda estão no início….

A sua marca está preparada para tirar partido das acções TOUCH MARKETING?

Pedro Pereira, PT Business Unit Officer & Project Management Unit Officer da EDIGMA.COM, SA

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