I Lost my M in Vegas
A M&Ms é uma marca de chocolates mundialmente famosa. O produto é feito de chocolate de leite de formato redondo coberto por uma fina camada colorida com a letra […]
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A M&Ms é uma marca de chocolates mundialmente famosa. O produto é feito de chocolate de leite de formato redondo coberto por uma fina camada colorida com a letra M gravada, custando cada embalagem menos de 2€. A estratégia de distribuição passa pela presença nos espaços dedicados à distribuição, da tradicional mercearia às grandes superfícies, bem como pelo canal horeca, onde é possível comprar estes chocolates. Perante este cenário, como se justifica a abertura de uma loja de 5 andares e mais de 2.500m2 quando se tem apenas um produto?
Em Março deste ano, a Mattel, numa tentativa de reavivar a sua icon brand BARBIE, abriu em Shangai uma Flagship Store de mais de 3.000m2, onde todos os produtos e serviços disponíveis se centram na mais famosa boneca do mundo.
Também a marca de sandálias Havaianas abriu recentemente uma Concept Store num luxuoso espaço de S. Paulo onde os fãs da marca, mais do que comprar os produtos, procuram uma experiência de marca.
No M&Ms World em Las Vegas é possível descobrir uma vasta gama de merchandising dedicado à marca e às suas mascotes, gama esta que vai desde os tradicionais porta-chaves e t-shirt a algo tão inusitado como uma guitarra eléctrica ou uma cortina de chuveiro. Nesta imersiva experiência da marca é também possível assistir a um filme 3D – I LOST MY M IN VEGAS – que conta como o Vermelho aposta e perde o seu M em Vegas e as atribuladas peripécias em conjunto com o Amarelo para o recuperar. Em 2007, este espaço de 5 andares recebeu 8 milhões de visitantes.
E não nos esqueçamos do potencial turísticos destes espaços. Lado a lado com o edifício-em-forma-de-garrafa que é a loja da Coca-Cola, o M&Ms World faz parte do roteiro turístico dos 40 milhões de visitantes que anualmente visitam Las Vegas, complementando a oferta turística de jogo, diversão e entretenimento disponível na Sin City. Com uma audiência tão vasta é fácil compreender a estratégia das marcas.
Estamos perante uma nova linha de pensamento na estratégia de distribuição, onde além da lógica comercial se começa também a afirmar uma lógica de branding. Os espaços são concebidos não numa lógica de venda mas numa lógica de proporcionar aos visitantes uma experiência que reflicta os valores, a personalidade e as características da marca.
Nestes espaços não existem clientes nem consumidores. Existem devotos adeptos das marcas, quais seguidores fiéis, que se deslocam a estes espaços para pagar o seu tributo a uma marca e um estilo de vida com o qual se identificam.
Pedro Fernandes, Marketing Officer EDIGMA.COM