Veículos

Evolução DAF

Por a 31 de Março de 2009 as 2:00

daf.jpg
A partir de Junho de 2009 serão introduzidas na produção as alterações para 2009 para as Séries CF e XF105 da DAF, apresentadas em ante estreia no IAA 2008 (Salão de Veículos Comerciais), que decorreu em Hanover de 25 de Setembro a 2 de Outubro, esperando-se que a partir do 2.º semestre de 2009 deverão estar disponíveis novas funcionalidades nas DAFCF/XF.

Ambas as séries terão cadeia cinemática aperfeiçoada; motores ainda mais aperfeiçoados, com novo desenho de pistões e câmara de combustão, taxa de compressão alterada, leis de injecção revistas, software actualizado, e preparação para OBD2; novas caixas de 12 velocidades ZF Ecosplit 12S directas [15,57-1.00], que passam a ser standard com eixo SR1347 em vez das 16S, que passarão a estar disponíveis apenas como opção, excepto com eixos de redução aos cubos, para os quais serão standard; novas relações de diferencial (2,53 e 2,80), compatíveis com as novas caixas directas; novo Intarder ZF de 3.ª geração mais compacto, mais rápido e com maior capacidade de travagem (500 kW/3500 Nm); melhoria considerável da dotação de segurança (além dos sistemas já disponíveis, nomeadamente ASR, LDW, e VSC, passam a estar disponíveis em opção o ACC – Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptável , e o FCW – Aviso de Colisão Frontal).

Os interiores das novas DAF (CF/XF) conhecerão, também, novos designs de interiores, com novos materiais e esquemas de cores. Com cores como “amarelo suave” (revestimento das paredes e tecto, colchões e cortinas), “preto intenso” e “bege escuro” (tablier, painéis das portas e bancos), os interiores muito apreciados das séries CF e XF105 ganham um toque ainda mais distinto e o espaço interior inovador é ainda mais enfatizado.

Nos XF105 com cabine Super Space, o painel apresenta um esquema exclusivo de dois tons, escuro na secção superior e claro na secção inferior. Todos os CF e XF terão ainda novos bancos com estofos com ornamentos luxuosos, e apoio para a cabeça com o logótipo da DAF em relevo.

A cadeia cinemática, tanto com os motores PR de 9,2 litros nos CF75, como com os MX de 12,9 litros nos CF85 e XF105, recebe novos aperfeiçoamentos, com melhoramentos internos dos motores que em conjunto com os da transmissão proporcionam consumos de combustível ainda mais reduzidos.

Além disso, serão adoptada em série as caixas manuais directas de 12 velocidades ZF Ecosplit 12S (2130TD/233TD/2830TD), com relações mais espaçadas [15,57-1,00] na mesma estratégia das AS Tronic [mais binário ¼ menos mudanças], dotadas de Servo-Shift para maior conforto e eficiência de engrenagem. As novas caixas são também mais leves do que as actuais de 16 velocidades (quase 30 Kg de diferença para 12S2130 com MX300 de 410 HP).

Com o objectivo de adaptar a cadeia cinemática ainda melhor ao tipo de utilização e características de condução específicos, o leque de opções de relações de diferencial será aumentado, com as novas relações de 2.53:1 e 2.80:1 para todas as séries.

Estará disponível em opção um nova versão do ZF Intarder, mais compacto, com maior potência de travagem e de resposta ainda mais rápida.

A partir de Junho de 2009 nas séries de veículos CF e XF estarão também disponíveis em opção o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptável (ACC) e o Sistema de Alerta de Colisão Frontal (FCW).

O Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptável (ACC) garante que o camião mantém automaticamente uma distância mínima predefinida relativamente ao veículo precedente. Se necessário, a velocidade do veículo é reduzida, dependendo do grau de travagem exigido, através da adaptação sequencial da alimentação de combustível, travão motor, Intarder e travões de serviço. O Controlo de Velocidade se Cruzeiro Adaptável tem integrado o Alerta de Colisão Frontal que avisa o condutor da necessidade de reagir para evitar uma colisão.

Tendo sido um dos primeiros fabricantes de camiões a disponibilizar todos os seus veículos nas versões Euro 5, com recurso à tecnologia SCR em conjunto com sistemas inteligentes de injecção a alta pressão, bem como versões EEV, recorrendo a filtros de partículas adicionais, a DAF passará agora a disponibilizar todos os seus motores em versões cumprindo já as regras OBD 2, mais exigentes que OBD 1+, e obrigatórias a partir de 10/Outubro.

Destaque para o início da comercialização do DTS – Daf Telematics System e respectivos Contratos de Serviços, disponível em opção, também já em Português. Além disso, há novas possibilidades abertas com a disponibilidade do sistema de Descarga Remota de Dados do Tacógrafo.

Trata-se uma nova nova tecnologia que exige, além de tacógrafos compatíveis (os primeiros tacógrafos digitais, e mesmo alguns dos actuais não o são), equipamentos adicionais, nomeadamente Preparação e Equipamentos FMS, etc, disponíveis como peças.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *