Veículos

Volvo poupa combustível com nova I-Shift

Por a 20 de Março de 2009 as 2:00

volvo_i_shift.jpg

A Volvo apresentou recentemente ao mercado a nova versão da caixa de velocidades manual de comando automático: I-Shift. Esta inclui várias características inteligentes que permitem poupar combustível, melhorar a tracção e aumentar o conforto na mudança de velocidades.De acordo com Ricard Fritz, director do departamento de planeamento estratégico da Volvo Trucks, “a I-Shift da Volvo é actualmente a melhor caixa de velocidades do seu tipo no mercado e, com as novas características, apresenta-se como um concorrente ainda mais forte”.

Mais de metade de todos os camiões Volvo FH e Volvo FM vendidos na Europa estão equipados com I-Shift. Actualmente, esta caixa de velocidades manual de comando automático já está adaptada de modo a corresponder aos níveis de desempenho dos novos motores e a minimizar perdas de potência na transmissão. Além disso, a esfera operacional da caixa I-Shift foi agora alargada ainda mais através de uma nova gama de funções muito práticas e que garantem maior economia de combustível.

As principais características da I-Shift são:

  • Função de roda livre melhorada, “I-Roll”. Permite poupar combustível e é activada automaticamente quando não é necessária a potência do motor nem a travagem com o motor.
  • Poupança de combustível para transportes pesados. Para obter o melhor consumo de combustível e conforto de condução, o motorista pode indicar se o camião está muito carregado. Deste modo, torna-se possível optimizar a estratégia de selecção de velocidades a engrenar. Quando o veículo não está muito carregado, o consumo de combustível mantém-se a um nível baixo idêntico ao que se verifica nos camiões com o pack de software “Longo curso e economia de combustível”.
  • Melhor conforto de condução em superfícies escorregadias. Existem várias novas funções que auxiliam a condução em situações difíceis. Por exemplo, a função “Desempenho melhorado – Mau Piso” optimiza a mudança de velocidades, tendo como resultado uma redução no número de mudanças, permitindo assim melhorar a capacidade de arranque e as características de condução em pisos em más condições.
  • Condução facilitada em filas de trânsito. Para evitar desmultiplicações desnecessárias e ajustar com maior facilidade a velocidade nas filas de trânsito, é agora possível conduzir utilizando o regime de ralenti.

“A caixa de velocidades I-Shift da Volvo também contribui para uma economia global mais eficaz de diversas outras formas”, explica Ricard Fritz. “O dia-a-dia torna-se mais eficiente e seguro. Os custos com desgaste e manutenção são reduzidos. E, não menos importante, pode atrair e manter os bons motoristas. Com o conforto proporcionado pela nossa caixa de velocidades I-Shift, não há motivo para continuar a utilizar as caixas de velocidades manuais convencionais. A vida ao volante torna-se muito mais simples, pelo que não é de admirar que tantos motoristas apreciem a nossa I-Shift.”.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *