Veículos

Volvo Trucks apresenta nova gama de motores

Por a 11 de Março de 2009 as 2:00

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A Volvo Trucks apresentou uma nova gama de motores e transmissões que proporcionam uma redução no consumo do combustível até 3%, uma redução de 40% nas emissões de óxidos de azoto (Nox) e, além disso, níveis de potência mais elevados.

“O reduzido consumo de combustível surge na lista das principais prioridades dos nossos clientes”, afirma Staffan Jufors, presidente e director-geral da Volvo Trucks. “Com os nossos novos motores e transmissões, estamos a consolidar a nossa posição de liderança já estabelecida no domínio da economia de combustível”.

No início do ano, a Volvo Trucks lançou o camião mais potente do mundo, um Volvo FH16 com uma potência de 700 cv. Agora, chegou o momento de apresentar também alguns dos camiões de consumo mais económico do mercado. Desta vez, a atenção centra-se nos modelos que contribuem para a grande maioria das vendas da Volvo Trucks, o Volvo FH e o Volvo FM com motores de 13 e 11 litros. O motor de 7 litros da Volvo, que alimenta o Volvo FE e o Volvo FL, também está a ser lançado numa nova versão.

Um conjunto de alterações técnicas que visam optimizar a combustão aliado a uma versão melhorada do sistema automático de mudança de velocidades I-Shift da Volvo permitiram que a Volvo conseguisse reduzir consideravelmente o consumo de combustível. Relativamente a camiões com o motor de 13 litros em combinação com o sistema I-Shift da Volvo, o consumo de combustível foi reduzido até 3% em comparação com a anterior versão Euro5.

No que respeita ao motor de 11 litros, a redução correspondente situa-se em 1% a 2%. A gama de potências foi consideravelmente alargada e o motor encontra-se agora disponível enquanto alternativa de consumo económico em toda a gama Volvo FM. Efectuando uma análise a um período de duas décadas, o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono com impacto ambiental, resultantes de um camião Volvo típico, foram reduzidos em 20%.

“São estes melhoramentos concretos que aumentam a rentabilidade dos clientes”, afirma Staffan Jufors. “Uma poupança no consumo de combustível de alguns pontos percentuais permite poupar uma grande quantidade de dinheiro, especialmente no caso de operações de longo curso, que costumam implicar que sejam percorridos mais de 200.000 quilómetros por ano”.

Ao mesmo tempo que os camiões passaram a apresentar um consumo mais económico, tornaram-se também mais potentes. O nível de potência do motor de 13 litros aumentou para 540 cv e o binário atinge o máximo de 2600 Nm, ou seja, um aumento de 100 Nm. O Volvo D11 está disponível com níveis de potência até 450 cv e um binário de 2150 Nm. O Volvo D7 está disponível até 340 cv e 1300 Nm.

Os novos motores são também os menos poluentes de sempre e cumprem os novos requisitos da norma Euro 5 sobre emissões que entrará em vigor em Outubro de 2009. Em comparação com os requisitos anteriores da norma Euro 4, as emissões de óxidos de azoto foram reduzidas em 40%.

Tanto o Volvo D13 como o Volvo D11 também estão disponíveis nas variantes concebidas especificamente em função da norma EEV (Veículos Ecológicos Avançados). Esta norma tem um enquadramento regulamentar voluntário que apresenta emissões de fuligem e partículas ainda mais reduzidas, esperando-se por parte das autoridades a eventual criação de incentivos para acelerar a introdução deste tipo de veículos, com menor impacto ambiental.

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