ASAE manda Lidl retirar cereais de marca branca dos lineares em Portugal
Depois de alguns países europeus, a ASAE mandou a cadeia alemã de discount Lidl retirar um produto de cereais de muesli de marca marca dos lineares.

Victor Jorge
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
Depois da Agência Espanhola para a Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) ter lançado um alerta para a retirada de um produto de cereais de muesli com chocolate da marca branca do Lidl, que sofreu uma migração da tinta da embalagem para o produto, foi a vez da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) mandar retirar, após um alerta da Comissão Europeia, a marca de cereais à venda nos supermercados Lidl em Portugal.
O alerta para este produto, fabricado na Bélgica, tinha sido dado na Alemanha no passado dia 13 de Fevereiro e foi transmitido a todos os outros países europeus.
Segundo confirmou à Agência Lusa a assessora do Ministério da Economia, Lourdes de Sousa, “a ASAE recebeu a informação através do sistema de alerta europeu e notificou os operadores para retirar o produto do mercado”.
“A ASAE fez uma avaliação do risco, detectou que havia algum risco, mas apenas se este fosse consumido em grandes quantidades”, explicou a assessora do ministério, acrescentando que a autoridade irá agora realizar acções de fiscalização para saber se foi cumprida a retirada do produto.
Fontes da AESAN revelaram à agência EFE o produto «Master Crumble», que se vende apenas nos supermercados Lidl, com as variantes «chocolate» e «outras frutas» já foi retirado do mercado espanhol e de mais 8.500 lojas europeias da cadeia de supermercados.
O alerta surgiu da Comissão Europeia, através do sistema de alerta rápido, que pediu às autoridades alimentares dos diversos países que avaliassem o risco para a saúde dos cereais, devido à presença da substância química «4-methylbenzophenone», um componente da tinta utilizada na superfície impressa da caixa destes produtos.