Não Alimentar

Pedidos à indústria europeia caem quase 18% em Outubro

Por a 24 de Dezembro de 2008 as 2:00

eurostat-210.jpgOs pedidos à indústria caíram em Outubro 17,9% no conjunto da União Europeia (UE), 15,1% na Zona Euro e 2,6% em Portugal, face ao mesmo mês do ano passado, indica o Eurostat. No caso português, tem lugar uma inversão de tendência face a Setembro, mês em que a variação homóloga foi de 17% (positiva).

Excluindo as encomendas às indústrias aeronáutica, ferroviária e naval, as quedas homólogas fixaram-se em 13,2% no conjunto da UE, e em 14% na Zona Euro, indica a mesma fonte.

Em termos mensais, as descidas foram de 6,4% na UE, e de 4,7% na Zona Euro. Excluindo as encomendas às indústrias aeronáutica, ferroviária e naval, registaram-se recuos de 6,3% e de 3,8%, respectivamente.

Em Setembro, a variação mensal (negativa) foi de 5,2% na UE e de 5,4% na Zona Euro.

Os números agora conhecidos vêm apenas confirmar o agravamento da tendência de desaceleração económica verificada nos últimos meses na UE. De resto, a contracção mensal homóloga de 15,1% na Zona Euro é mesmo a maior desde a introdução da moeda única. Para 2009, os economistas já prevêem, para o Velho Continente, uma recessão só comparável à de 1993. Tudo por causa da crise económico-financeira, que levou as empresas a reduzirem contratações e outros gastos, e a procurarem menos equipamento de transporte e menos maquinaria pesada. O sector dos transportes tem sido, aliás, um dos mais afectados pela conjuntura.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *