Sumolis compra 29,9% da Compal por 42,2 milhões
O grupo Sumol comprou 29,9% da Compal por uma valor superior a 42 milhões de euros. Para o futuro estão previstos aumntos de capital e uma pevisão de volume de negócios consolidado, em 2008, próximo dos 350 milhões de euros.

Victor Jorge
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
O grupo Sumol investiu 42,4 milhões de euros na compra de 29,9% do capital social da Compal. O reforço da posição permite ao grupo Sumol repartir o controlo da Compal com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), como estipula o acordo assinado entre o grupo Sumol e a Caixa Geral de Depósitos.
Em comunicado, o grupo Sumol informa que nos próximos meses vai promover “um aumento de capital social, em dinheiro, com um valor total de realização, incluindo um eventual prémio, não inferior a 30 milhões de euros”.
Quando este aumento de capital estiver concluído, o grupo Sumol vai adquirir mais 8,2% do capital social da Compal à Caixa Geral de Depósitos pelo valor de 10,8 milhões de euros acrescido de um “carrying cost”.
De seguida, o grupo Sumol vai propor, em Assembleia-Geral da Sumolis, “um segundo aumento do capital social, desta vez em espécie, que será realizado pela CGD, através de acções representativas de 41,9% do capital social da Compal. Em contrapartida, a CGD ficará com um posição de cerca de 20,6% no capital social do grupo Sumol”.
António Sérgio Eusébio, presidente do grupo Sumol afirma que “este aumento da nossa participação na Compal constitui mais um marco do projecto de constituição do único grande grupo de bebidas de alta rotação com controlo exclusivo português que ocupará uma posição relevante em termos ibéricos e estará em condições de disputar a liderança em Portugal. Nos próximos três meses iremos estruturar a nova organização integrada da Sumolis e da Compal que contamos esteja em condições de iniciar a sua actividade no início de 2009”.
O volume de negócios consolidado do grupo Sumol e da Compal, em 2008, deverá ficar próximo dos 350 milhões de euros. O novo grupo vai apostar num crescimento sustentado nos mercados internacionais, em que pretende ser uma referência no sector de bebidas de fruta, sendo uma das cinco maiores empresas em termos ibéricos, e vai disputar a liderança do mercado de bebidas de alta rotação em Portugal.