Veículos

Iveco apresenta novo Eurocargo

Por a 29 de Setembro de 2008 as 2:00

iveco.jpg

A Iveco apresentou recentemente o renovado Eurocargo para o segmento entre as 6 e 19 toneladas. Destinado, fundamentalmente, às missões urbanas, constituindo a distribuição um dos principais clientes deste veículo, o vencedor do “Camião do Ano 1992, conta com mais de 430 unidades vendidas. Tendo recebido, em 2000, o motor Tector e o “restyling” em 2003, o novo Eurocargo herda todas as características dos seus antecessores.

Forma e conteúdos foram renovados neste novo Eurocargo, começando pela cabina redesenhada, de modo a oferecer mais conforto a condutor e passageiros. Melhorando a vida a bordo, a fadiga do condutor é reduzida, contribuindo o Eurocargo para mais segurança. No exterior, o desenho respeita a linguagem de estilo da Iveco, deixando espaço para as empresas personalizarem a frente do veículo.

O Eurocargo que chega agora ao nosso País está disponível com as habituais três versões de cabina: MLC Day Cab, MLL cabina cama cama e a MLD cabina dupla. De referir que a Eurocargo MLL recebeu, à semelhança do Stralis, dois grandes compartimentos porta objectos exteriores, aumentando ainda mais a sua versatilidade.

O novo Eurocargo herdou a gama de motores Tector desenvolvidos e produzidos pela FPT (Fiat Powertrain Technologies), caracterizada pelo desempenho, fiabilidade e baixos custos de utilização.

Para usufruir de todas as capacidades dos motores Tector, o novo Eurocargo está equipado com uma nova gama de caixas ZF de 5, 6 a 9 velocidades, com uma versão totalmente automática na unidade de seis relações, disponível como opcional. Mais leves que as anteriores, as caixas manuais foram pensadas para optimizar as prestações do veículo. A caixa Eurotronic de seis velocidades possui um controlo inteligente da transmissão que faz as passagens de caixa na rotação ideal com naturais reflexos positivos nos consumos.

Pela primeira vez, a gama Eurocargo oferece uma caixa de velocidades hidrodinâmica totalmente automática. Facilidade de utilização, conforto na condução e reduzidos custos operacionais nos modelos utilizados em situações mais exigentes.

Em matéria de segurança, o novo Eurocargo vem equipado com controlo de tracção (ASR), controlo activo de estabilidade (ESP) e “Hill-Holder” (ajuda ao arranque em plano inclinado), todos oferecidos como opcionais, além do sistema de anti-bloqueio dos travões (ABS). Outros elementos de segurança são o alerta acústico para a não utilização do cinto de segurança, travão de mão accionado e porta do condutor aberta.

Outra característica importante reside na simplificação do acesso à mecânica do Eurocargo. Por baixo do banco do condutor estão colocados todos os controlos mecânicos e pneumáticos, facilitando assim as intervenções e preservando a integridade da cabina. Para completar toda a oferta de equipamento, a Iveco desenvolveu uma linha de acessórios para que o condutor possa alcançar um ainda maior nível de conforto, desempenho e segurança a bordo.

De referir que, apesar da economia estagnada e existirem vários factores a influenciarem negativamente o mercado, a Iveco registou um crescimento de 29,6% durante os primeiros oito meses de 2008, correspondendo à venda de 486 unidades. Em termos de penetração, a marca conseguiu uma quota de mercado de 11,06%, quase dois pontos percentuais acima do resultado apurado em 2007.

Por segmentos, os responsáveis da Iveco avançam que “a marca cresceu 17,7% nos Pesados de Mercadorias, atingindo uma penetração no mercado de 9,85%”.

No segmento dos comerciais ligeiros, que atravessa uma fase de quebra relativamente ao ano passado, “a Iveco comercializou nos primeiros oito meses do ano um total de 893 unidades, alcançando uma penetração no mercado de 0,5%, relativamente a igual período do ano anterior”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *