Veículos

Alcolock da Volvo Trucks

Por a 29 de Setembro de 2008 as 2:00

volvo.jpg

Aproximadamente um terço das cerca de 40.000 mortes relacionadas com acidentes rodoviários registadas anualmente na União Europeia pode ser directamente atribuído ao álcool. Para promover uma condução mais segura e reduzir o número de mortes na estrada, a Volvo Trucks está a proceder à introdução do Alcolock. Esta nova solução, totalmente integrada, exige que o motorista faça um teste de alcoolémia para poder ligar o motor.

De acordo com as estatísticas da UE, o álcool continua a ser a principal causa das mortes na estrada. Na Europa, o álcool pode ser apontado como a causa de cerca de um terço das mortes ocorridas na estrada. As empresas de transportes e os motoristas sentem uma pressão cada vez maior para provar que estão a fazer todos os possíveis para reduzir os factores de risco e promover uma condução mais segura.

O novo Alcolock da Volvo, a terceira, será mais acessível e terá um intervalo de calibração maior dos que as versões anteriores. De acordo com o construtor sueco, “o Alcolock, uma solução única para a indústria dos camiões, permite às empresas de transportes e aos motoristas dar o exemplo e suportar uma política de tolerância zero no que toca à condução sob o efeito do álcool”.

O Alcolock tira partido da tecnologia avançada de Células de Combustível para proporcionar uma precisão elevada e inclui um inibidor de ignição e uma função de registo. Para ligar o motor, o motorista tem primeiro de se submeter a um teste de alcoolémia, expirando através de um bocal na unidade portátil durante cinco segundos. Se se encontrar dentro do limite, Start Motor (Ligar o Motor) é apresentado no visor. Caso contrário, Lock Out (Bloqueio Activado) é apresentado e não será possível ligar o motor.

O Alcolock foi recebido de forma positiva na Suécia e em França, onde está disponível há algum tempo, instalado de fábrica ou montado posteriormente nos veículos. Para ajudar a corresponder às exigências das leis cada vez mais rigorosas e a uma crescente preocupação com as questões relativas à segurança em geral, a Volvo Trucks está agora a introduzir o Alcolock na maioria dos mercados europeus.

“O Alcolock é mais um exemplo do esforço contínuo da Volvo Trucks para ser um líder em termos de inovações de segurança no sector”, diz Lars-Göran Löwenadler, director de Segurança na Volvo Trucks. “Na nossa perspectiva, a segurança tem a ver, em primeiro lugar, com a redução do risco de acidentes”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *