Alcolock da Volvo Trucks
Aproximadamente um terço das cerca de 40.000 mortes relacionadas com acidentes rodoviários registadas anualmente na União Europeia pode ser directamente atribuído ao álcool. Para promover uma condução mais segura e […]

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Aproximadamente um terço das cerca de 40.000 mortes relacionadas com acidentes rodoviários registadas anualmente na União Europeia pode ser directamente atribuído ao álcool. Para promover uma condução mais segura e reduzir o número de mortes na estrada, a Volvo Trucks está a proceder à introdução do Alcolock. Esta nova solução, totalmente integrada, exige que o motorista faça um teste de alcoolémia para poder ligar o motor.
De acordo com as estatísticas da UE, o álcool continua a ser a principal causa das mortes na estrada. Na Europa, o álcool pode ser apontado como a causa de cerca de um terço das mortes ocorridas na estrada. As empresas de transportes e os motoristas sentem uma pressão cada vez maior para provar que estão a fazer todos os possíveis para reduzir os factores de risco e promover uma condução mais segura.
O novo Alcolock da Volvo, a terceira, será mais acessível e terá um intervalo de calibração maior dos que as versões anteriores. De acordo com o construtor sueco, “o Alcolock, uma solução única para a indústria dos camiões, permite às empresas de transportes e aos motoristas dar o exemplo e suportar uma política de tolerância zero no que toca à condução sob o efeito do álcool”.
O Alcolock tira partido da tecnologia avançada de Células de Combustível para proporcionar uma precisão elevada e inclui um inibidor de ignição e uma função de registo. Para ligar o motor, o motorista tem primeiro de se submeter a um teste de alcoolémia, expirando através de um bocal na unidade portátil durante cinco segundos. Se se encontrar dentro do limite, Start Motor (Ligar o Motor) é apresentado no visor. Caso contrário, Lock Out (Bloqueio Activado) é apresentado e não será possível ligar o motor.
O Alcolock foi recebido de forma positiva na Suécia e em França, onde está disponível há algum tempo, instalado de fábrica ou montado posteriormente nos veículos. Para ajudar a corresponder às exigências das leis cada vez mais rigorosas e a uma crescente preocupação com as questões relativas à segurança em geral, a Volvo Trucks está agora a introduzir o Alcolock na maioria dos mercados europeus.
“O Alcolock é mais um exemplo do esforço contínuo da Volvo Trucks para ser um líder em termos de inovações de segurança no sector”, diz Lars-Göran Löwenadler, director de Segurança na Volvo Trucks. “Na nossa perspectiva, a segurança tem a ver, em primeiro lugar, com a redução do risco de acidentes”.