Veículos

Tecnologia Mercedes previne acidentes graves ocorridos com camiões

Por a 23 de Setembro de 2008 as 2:00

mercedes1.jpg

Após a realização de intensos testes com uma frota composta por 1.000 tractores Actros, nos anos 2005 e 2006, comprovou-se que metade dos acidentes graves com camiões podem ser evitados. Para a realização destes testes, 500 camiões foram equipados com os seguintes sistemas Telligent®: Assistente de via, Sistema de regulação de distância e Sistema de controlo de estabilidade.

Após análise dos resultados alcançados, a Mercedes-Bens refere ter-se verificado “que o número de acidentes dos veículos equipados com o pacote de Segurança baixou para metade relativamente aos 500 tractores com equipamento convencional. Além disso, em caso de acidente, os custos com danos eram 90% mais reduzidos. Os resultados foram apurados com base num período de observação de doze meses e uma distância total percorrida de 106 milhões de quilómetros.”

Os sistemas de assistência Telligent® da Mercedes-Benz são meios altamente eficazes no combate às principais causas de acidentes, tais como “colisões traseiras” e “mudanças da faixa de rodagem”. Estas foram as razões que contribuíram para que fosse dada máxima prioridade ao desenvolvimento destes sistemas de assistência ao condutor, tendo sido introduzidos sucessivamente a partir do ano 2000, a começar com o assistente de via. Actualmente o sistema de destaque na prevenção de acidentes é o Active Brake Assist, disponível há já dois anos para os Veículos Comerciais Pesados Mercedes-Benz.

Se na iminência de uma colisão, o condutor não reagir adequadamente, apesar dos alertas múltiplos, este sistema inicia automaticamente uma travagem a fundo. Embora o Active Brake Assist nem sempre consiga evitar acidentes, a aplicação da máxima força de travagem tem capacidade para reduzir a velocidade de impacto e, minimizar as consequências de um acidente. Este sistema já percorreu cerca de 350 milhões de quilómetros em veículos de clientes Mercedes-Benz, com resultados verdadeiramente positivos.

“A rápida expansão destas tecnologias é essencial para se atingir uma melhoria a escala alargada na segurança rodoviária”, refere o construtor alemão. A Mercedes-Benz preparou, assim, pacotes de equipamento a preços atractivos, que reduzem os custos totais em cerca de um terço, relativamente a uma encomenda individual dos sistemas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *