Veículos

VCL´s Mercedes a pensar no ambiente

Por a 16 de Setembro de 2008 as 2:00

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Sprinter ECO Start, Sprinter NGT e Sprinter híbrido são as novidades da Mercedes-Benz para uma máxima economia e ecologia. “O Mercedes-Benz Sprinter com o sistema ECO Start demonstra como se podem atingir resultados eficientes”, refere o construtor. “Especialmente em áreas de grande densidade populacional, com o trânsito de ‘pára-arranca’, permite alcançar uma redução no consumo entre 5 e 8% e, em casos pontuais, até de 20%. Como beneficio, o investimento adicional é baixo e compensado rapidamente em utilizações urbanas”. O sistema ECO Start está disponível para todos os modelos Sprinter CDI equipados com um motor diesel de quatro cilindros e caixa de velocidades manual.

Quanto ao novo Sprinter 316NGT este modelo encontra-se equipado com um motor a gás natural (NGT = Natural Gas Technology). Mesmo com a elevada potência de 156 cv, os custos de exploração são cerca de 30% inferiores aos de um motor diesel. “A grande vantagem é a economia aliada à compatibilidade através de níveis de emissões de gases de escape e de ruídos consideravelmente mais baixos”, salienta a Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz abre um novo capítulo com o modelo Sprinter Plug-In híbrido. Após testes realizados com clientes, em França e EUA, com as variantes híbridas baseadas nos modelos diesel, estão prestes a iniciarem-se os testes alargados com o Sprinter Plug-In Hybrid, baseado no modelo com motor a gasolina. Esta combinação é opcional, para os países em que a prioridade são os veículos equipados com motores a gasolina.

O Sprinter Plug-In híbrido tem capacidade para percorrer, silenciosamente e isento de emissões, um percurso de 30 km só com o motor eléctrico. As novas baterias de iões de lítio são recarregadas pelo motor durante uma travagem (recuperação) e por uma tomada de corrente eléctrica durante a noite, ou durante os intervalos (plug-in). “Uma inteligente estratégia operativa comanda a utilização alternada ou simultânea do motor de combustão interna e do motor eléctrico”, refere o construtor.

Uma das áreas prioritárias dos técnicos de Desenvolvimento da Mercedes-Benz é a gestão de energia, ou seja, o comando relacionado com unidades auxiliares. No futuro, a bomba da direcção servo-assistida, o sistema de ar condicionado e o gerador só irão operar quando estritamente necessário. Tal como os pneus com menor resistência ao rolamento, o controlo do óleo e do liquido de refrigeração, utilizam menos energia, sendo o condutor também auxiliado através de um display que apresenta os pontos de engrenagem mais vantajosos para uma economia de combustível.

A futura geração de motores diesel apresenta a injecção directa Common-Rail com pressões de injecção até 2.000 bar – actualmente apenas um máximo de 1.600 bar. Injectores piezo- eléctricos, comandados directamente, permitem uma injecção mais rápida e precisa, com economia de combustível e melhor capacidade de resposta do motor. No conjunto, o motor diesel continua a ter um grande potencial, quer como unidade propulsora individual, quer como parte do sistema de condução híbrido.

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