Portugal lento na evolução ambiental
Entre 18 países europeus, Portugal vendeu os carros menos poluentes em 2007. Ainda assim, fica abaixo da média europeia de 1,7% porque apresentou uma das piores evoluções no que […]

Catia Rodrigues
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Entre 18 países europeus, Portugal vendeu os carros menos poluentes em 2007. Ainda assim, fica abaixo da média europeia de 1,7% porque apresentou uma das piores evoluções no que diz respeito à melhoria do desempenho ambiental do parque automóvel.
Uma análise da Federação Europeia de Transporte e Ambiente (T&E) revelou que os veículos comprados em Portugal foram os menos poluentes mantendo, desde 2006, emissões médias de 143 gramas de dióxido de carbono por quilómetro.
Portugal apresentou, no entanto, uma das piores evoluções quanto à melhoria do desempenho ambiental do parque automóvel. Enquanto os 18 países tiveram uma redução média de 1,7% nas emissões de CO2 por veículo, para 158 gramas, a melhoria do País foi de apenas 0,5%.
Pior que Portugal só a Lituânia, Eslovénia, Hungria e França.
O país “menos amigo do ambiente” foi a Suécia que, ao mesmo tempo, foi quem mais reduziu as emissões poluentes, em 3,8%.
Miguel Tomé, director de comunicação da General Motors, explicou ao JN que em Portugal ainda se compra, sobretudo, em função do posicionamento do preço. Mas, concluiu que “começa a haver uma preocupação crescente por parte das pessoas em comprar carros menos poluentes”.
O relatório da T&E verificou, ainda, que Peugeot, Citroen e Fiat são as marcas que mais se preocupam com a redução da emissão de CO2. Entre as fabricantes de altas cilindradas, a BMW foi quem registou uma melhoria de 7,3% para 170 gramas.