Veículos

Inovações Volvo a pensar no motorista

Por a 25 de Julho de 2008 as 9:30

volvo


A Volvo Trucks apresentou, recentemente, várias inovações para e nos seus camiões. Desde um novo modelo, a novas caixas, mais conforto e novos motores, as novidades apresentadas no Demo Center de Gotemburgo têm como denominador comum o motorista.

Num mercado onde a escassez de motoristas de camiões é um problema crescente na Europa, a Volvo Trucks apresentou no Demo Center de Gotemburgo (Suécia), várias inovações e novidade com o objectivo de atrair mais motoristas de camiões.

“Tornando o ambiente de trabalho do motorista o mais seguro e confortável possível, ajudaremos os nossos clientes a atrair mais motoristas de camiões. Isto é vital para o sector”, admitiu Claes Nilsson, presidente da divisão europeia da Volvo Trucks. “Com nova tecnologia avançada, também aumentamos a probabilidade de os motoristas evitarem acidentes, aumentando assim a segurança rodoviária para os restantes condutores”.

Novas cabines para mais conforto
A primeira novidade apresentada pela Volvo Trucks em terras suecas foi o FH, o topo de gama do construtor sueco, cujas alterações também serão aplicadas ao FH16. As novidades no FH tiveram no interior e no conforto as principais preocupações. O Volvo FH tem um interior completamente novo e moderno, com muito espaço e um banco de condutor com ergonomia de primeira classe. Novos compartimento para arrumos inteligentes, novas camas, um banco de passageiro reclinável e relaxante e um sistema de iluminação avançado contribuem para um novo nível de conforto na gama FH.

No caso do FH16, o topo de gama do construtor sueco, este contará com as mesmas características, bem como muitos detalhes funcionais e de design únicos que aumentam a sua exclusividade.

“Os motoristas terão todo o conforto na nossa nova cabina, tanto em condução como em descanso”, afirmou Claes Nilsson. “Sabemos, pelos inquéritos aos clientes, que o conforto no descanso é vital. Mesmo os motoristas que, cujos trajectos são sobretudo locais, geralmente permanecem no camião durante as pausas. A nova cabina também oferece maior conforto para os co-pilotos e colegas visitantes”.

No caso do FM, a Volvo Trucks foi ao encontro dos pedidos mais frequentes dos motoristas, passando a oferecer maior altura e espaço para movimentação no interior da cabina. Além disso, e para uma sensação de mais espaço e facilitar a movimentação estando de pé, os compartimentos para arrumos acima do banco do motorista foram redesenhados. As alavancas de velocidades para as transmissões I-Shift e Powertronic foram um pouco afastadas do banco do motorista para proporcionar espaço adicional.

Relativamente ao novo Volvo FM de 11 litros, tem o mesmo design da restante gama FM, mas um exterior actualizado com novos faróis, novas palas de sol e um novo letreiro Globetrotter. O Volvo FM também é disponibilizado com uma nova cabina Globetrotter LXL, concebida de forma a oferecer ainda mais espaço e conforto extra. Comparada com a cabina existente do Volvo FM Globetrotter, oferece mais 150 mm em altura.

O Volvo FM com o motor de 11 litros está disponível como tractor 4×2 ou 6×2. Tem um peso bruto de conjunto permitido de 40 toneladas e está aprovado também para o transporte de mercadorias perigosas (ADR).

Um novo 11 litros
O Demo Center de Gotemburgo foi também o palco para a apresentação do motor de 11 litros completamente novo para a versão tractor do Volvo FM, tornando-o, segundo os responsáveis do construtor sueco, “ideal para situações delicadas em termos de peso. Queremos que a versão de 11 litros do Volvo FM se distinga como o camião ideal em segmentos delicados, a baixa tara é um factor importante. Esta versão combina uma linha motriz potente, elevado conforto para o motorista e capacidade de carga ideal, e foi desenhada para atrair clientes numa área em que prevemos um grande potencial de expansão”, afirmou Christer Pehrsson, gestor de Área Comercial da Volvo Trucks.

O novo motor de 11 litros é aproximadamente 140 kg mais leve do que o motor D13 maior, permitindo maior capacidade de carga. O motor D11 foi concebido de forma a cumprir a norma Euro 4 e também a futura norma Euro 5 com o auxílio do tratamento de gases de escape SCR e será lançado em duas versões, uma com potência de 390 cv e um binário de 1.880 Nm e outra com 430 cv e 2.100 Nm. “O motor debita uma potência elevada em todos os regimes de rotação, situando-se o regime económico entre as 1.050 e 1.500 rpm”, avançando ainda o construtor sueco que “95% do binário máximo está disponível neste intervalo”.

Caixa I-Sync
Apresentada foi também a I-Sync da Volvo – uma nova caixa de velocidades manual de comando automático para o camião de distribuição Volvo FL. “Para muitos clientes, esta é uma nova funcionalidade há muito desejada que vai facilitar a condução, tornando-a mais confortável e mais eficiente”, admitiram os responsáveis da Volvo Trucks.

O facto de a designação da nova transmissão se assemelhar à bem-sucedida I-Shift da Volvo não acontece por acaso. A I-Sync é basicamente uma caixa de velocidades manual, complementada com software que permite engrenar automaticamente as velocidades. Tal como a I-Shift, a I-Sync combina a fiabilidade funcional e o reduzido peso das caixas de velocidade manuais com o conforto na condução proporcionado pelas transmissões automáticas. No entanto, enquanto a I-Shift foi desenvolvida para operações de transporte pesadas, a I-Sync foi concebida especificamente para aplicações de distribuição local.

“A I-Sync foi optimizada para uma utilização com o nosso motor de 7 litros e proporcionar mudanças de velocidade confortáveis e suaves no tráfego urbano, onde a norma são as paragens e os arranques frequentes,” explica Clara Werner Floberg, gestora de produto para o Volvo FL na Volvo Trucks. “Além do processo real de mudança de velocidade se realizar de forma automática, a I-Sync é igualmente fácil de utilizar. Em aplicações de distribuição, é habitual os motoristas conduzirem camiões diferentes de um dia para o outro. Nessa situação, é importante que consigam dominar rapidamente a função de forma a executarem as suas tarefas de uma forma eficaz e segura.”

A mudança de velocidades optimizada permite ainda reduzir substancialmente o consumo de combustível, bem como a emissão de dióxido de carbono e de outras substâncias prejudiciais ao ambiente. Além disso, a Volvo prevê que venha a ser possível reduzir as despesas dos clientes com a manutenção e as reparações em virtude do menor desgaste. “O melhor exemplo é a embraiagem, cujo tempo de vida útil aumenta substancialmente com a I-Sync”, afirmou Clara Werner Floberg. Os intervalos de assistência são semelhantes aos das caixas de velocidades manuais, sendo necessário substituir o óleo da caixa de velocidades apenas a cada 300.000 quilómetros.

Com a redução de acidentes em mente
Sabendo-se que em cerca de 90% de todos os acidentes de viação o factor humano está envolvido, a Volvo Trucks desenvolveu vários sistemas de apoio avançados para aumentar a segurança dos motoristas e de quem com eles se cruza na estrada.

Estudos independentes mostram que 10 a 20% de todos os acidentes que envolvem um único veículo são causados por fadiga do motorista. Em resposta a esta situação, a Volvo desenvolveu o “Detector de Sonolência”, um sistema que utiliza uma câmara para monitorizar a trajectória do veículo em relação às marcas rodoviárias. Se o padrão de condução for considerado irregular, o motorista é alertado por um sinal sonoro e uma mensagem de texto. Se o padrão irregular se mantiver, o motorista é aconselhado a parar e a fazer uma pausa.

Outra causa frequente de acidentes de camiões é a visibilidade reduzida. Ângulos mortos, curvas, escuridão e má visibilidade reduzem o controlo do motorista. O novo “Sensor de Ângulo Morto” da Volvo fornece este olho adicional. Um sensor de radar ajuda o motorista a detectar outros veículos no ângulo morto do lado do passageiro. O motorista é alertado por um sinal luminoso no pilar A e um indicador sonoro intensificado.

Para melhorar a segurança nas mudanças de direcção, a Volvo lançou também “Faróis de Auxílio à Mudança de Direcção”, que iluminam a berma da estrada, sendo activados automaticamente em conjunto com os indicadores de mudança de direcção de ambos os lados do veículo a velocidades inferiores a 30 km/h.

Algumas novidades:

Segurança

  • O Detector de Sonolência alerta motoristas cansados – uma novidade em camiões na Europa.
  • O Sensor de Ângulo Morto alerta sobre veículos no ângulo morto do lado do passageiro.
  • Os Faróis de Auxílio à Mudança de Direcção iluminam a berma ao mudar de direcção.
  • O sensor de chuva regula automaticamente os limpa pára-brisas – uma novidade em camiões na Europa.
  • ESP também disponível para camiões 6×2 com reboques – uma novidade mundial.
  • O Serviço de Segurança ajuda o motorista a contactar rapidamente a policia local numa situação de emergência.
  • Formação sobre segurança para motoristas.

Banco do motorista

  • Instrumentos claros e completamente visíveis, incluindo o manómetro de AdBlue.
  • Painel de instrumentos desenhado para melhor arrumação ao lado do banco do motorista.
  • Novas alavancas de velocidades para I-Shift e Powertronic com um melhor punho e nova posição para maior conforto de condução.

Arrumos

  • Novos compartimentos superiores para arrumos desenhados para maior altura ao tecto e mais espaço.
  • Portas deslizantes para abertura e fecho fácil.
  • Bolsa em rede na lateral da consola central.
  • Compartimentos de arrumação espaçosos de fácil acesso, incluindo caixas sob a cama, com um aumento de espaço e flexibilidade significativo.
  • Mais e maiores áreas de arrumação em torno da cama.

Transmissão

  • Novo motor de 11 litros para o tractor Volvo FM.
  • I-Sync, uma nova transmissão automática para o camião de distribuição Volvo FL.

*O jornalista viajou ao Demo Center de Gotemburgo a convite da Volvo Trucks

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