Não Alimentar

Loiça cada vez mais lavada….à máquina!

Por a 27 de Junho de 2008 as 10:30

loiça

O ano de 2007 foi muito dinâmico para a categoria, em especial devido à entrada de uma nova marca de “detergentes de loiça para a máquina”, cuja estratégia de marketing muito forte, aliada á notoriedade que já tinha, enquanto marca de “detergente de loiça manual”, conseguiu conquistar muitos consumidores.

O mercado de “detergentes de loiça para a máquina + aditivos” está em franco crescimento, tanto em valor, como em volume. Analisando o mercado particular (lares) em 2007, a categoria cresceu, em valor 17,1% e em volume 11,2%, devido, sobretudo, ao aumento de 16,3% do número de lares compradores (1.860.498 foi o número de lares que compraram esta categoria).

Considerando apenas “detergentes de loiça para a máquina”, sem “aditivos”, verifica-se que houve um grande crescimento. Mais 23,2% em valor e mais 7,9% em volume, graças também ao aumento do número de compradores (mais 15,8%) e ao aumento do preço médio por litro, que se situou nos 5,71 euros. A penetração da categoria aumentou 5,3%, passando para 41,7%, sendo este crescimento explicado pelo aumento, em 10%, de lares com máquina de lavar roupa.

O segmento de “pastilhas e cápsulas” impulsionou crescimento de “detergentes de loiça para a máquina”, sem “aditivos, representando 80% da categoria, em valor (mais 8 pp que em 2006), em detrimento dos restantes segmentos. O “pó” teve menos 3 pp (pontos percentuais) em 2007, correspondendo a uma quota de mercado em valor de 12,4% e o “líquido + gel” teve menos 5 pp, apresentando uma quota em valor de 7%.

O ano de 2007 foi muito dinâmico para a categoria, em especial devido à entrada de uma nova marca de “detergentes de loiça para a máquina”, cuja estratégia de marketing muito forte, aliada à notoriedade que já tinha, enquanto marca de “detergente de loiça manual”, conseguiu conquistar muitos consumidores. Por outro lado, esta é uma categoria muito sensível às promoções, por não ser um bem perecível e como tal pode ser armazenado durante algum tempo. Precisamente por isto, no ano de 2007, os fabricantes optaram por recorrer às promoções, que tiveram muita adesão por parte dos consumidores.

O facto de também ser uma categoria que é, normalmente, adquirida em compras de despensa (compras em grandes quantidades) beneficiou, claramente, os hipermercados, que em compras de despensa representaram 36,5%. (ver gráfico n.º 3) Aqui, mais uma vez, as promoções feitas ao longo do ano de 2007, foram decisivas para a categoria. Esta situação é também evidente quando se fala em insígnias. Com efeito, o Continente foi a insígnia com mais peso para a categoria de “detergentes de loiça para a máquina”, uma vez que teve um peso de 21,3%. O Modelo teve um peso de 16,3%. Juntas, as insígnias da Sonae representaram quase 38% do mercado, em valor para esta categoria.

No que diz respeito a Marcas de Fabricantes, estas representaram, em 2007, 80% da categoria, em valor, enquanto que as MDD’s (Marcas da Distribuição) têm uma quota de mercado em valor de quase 20%. Face ao ano de 2006, as MDD’s perderam para as Marcas de Fabricantes cerca de 4 pp.

A categoria de “aditivos” é um mercado estável, crescendo apenas 1%, em valor, em 2007, existindo dois factores que o estabilizaram – por um lado, a diminuição do preço médio por litro que é contrabalançado pelo o aumento, em quase 19% do número de lares compradores. O “sal” é o segmento que tem mais peso no total de “aditivos” (cerca de 40%), seguido do abrilhantador que tem um peso de 24,2%, mas os “desodorizantes” foi o segmento que mais cresceu (cerca de 13,5%). Também aqui as marcas de fabricantes dominam mercado, com 74,3% de quota de mercado, em valor, enquanto as MDD’s têm os restantes 25,7%.

A entrada em 2007 de uma nova marca de “detergentes de loiça para a máquina” demonstrou que o mercado não está fechado e que há espaço para crescer. Resta saber se o ano de 2008 será tão dinâmico como o ano transacto

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *