Veículos

Funcionalidade com preço

Por a 30 de Maio de 2008 as 10:30

renault-kangoo.jpg

Conduzir um comercial ligeiro ou pesado de mercadorias deixou de constituir um fardo, existindo uma preocupação cada vez maior com o conforto e segurança. Naturalmente, tudo em função do preço.

Olhando para o que existia no mercado dos veículos comerciais ligeiros e pesados de mercadorias em décadas passadas, rapidamente se constata que este mercado tem vindo a sofrer grandes alterações. Se antigamente os comerciais ligeiros ou mesmo pesados de mercadorias tinham a sua razão de existência limitada ao transporte de mercadorias entre determinados pontos, actualmente essa mesma razão não se alterou. Contudo, actualmente, os profissionais não se limitam a procurar um veículo que os transporte de ponto A para ponto B, exigindo conforto, segurança, fiabilidade, associados a custos reduzidos, sejam eles em termos de consumo ou manutenção.

Conforto e segurança
João Pinheiro Torres, gestor de comunicação e mercado da Unidade de Camiões e Autocarros da Volvo, salienta isso mesmo, referindo que “apesar do consumo ser uma preocupação que se reflecte na escolha da marca e veículo, representando o combustível mais de 40% das despesas fixas de uma empresa transportadora, o nível de conforto oferecido pela cabina e equipamento, privilegiando aspectos como conforto e segurança do motorista, são cada mais considerados”.

Existem pormenores que, embora para o comum dos mortais não constituam factores distintos, são de fundamental importância para quem faz de um veículo automóvel o seu local de trabalho, explicando o responsável pelo Marketing e Produto da Iveco, Rui Alexandre, que “conforto, tecnologia embarcada ou nível de equipamento, tendem a ser relegados para segundo plano, não lhes sendo atribuído o valor diferenciador que realmente têm ao nível do desempenho global”. E explica: “uma cabina tipo semi-avançada, pela sua maior facilidade de acesso, torna-se muito mais confortável e produtiva relativamente a uma cabina tipo avançada numa missão de distribuição porta a porta”.

No segmento dos comerciais ligeiros, as exigências e preocupações de quem, no fundo, compra uma ferramenta de trabalho, não divergem muitos dos mais “pesados”, destacando Elsa Marques da Renault Portugal, características como “o preço, manutenção e consumos, mas também boa capacidade de carga e facilidade de utilização”. A opinião repete-se quando ouvida a Hyundai, referindo que, no caso dos veículos comerciais ligeiros, “o mercado tem sofrido, naturalmente, uma evolução nos últimos anos, devido às constantes exigências dos clientes”. Assim, “os níveis de equipamento e conforto, a segurança, performance, e acima de tudo a versatilidade têm sido os itens com maior atenção por parte dos construtores”.

As novas para 2008
Quanto a novidades para os próximos tempos – e sabendo que o segredo é sempre a alma do negócio – o segmento dos comerciais ligeiros e/ou pesados de mercadorias não se revela tão frutífero como as quatro rodas de passageiros. No entanto, até ao final do ano são várias as marcas que apresentarão novidades. A Volvo lançará neste Verão uma nova geração de camiões de gama alta na Europa, referindo João Torres que “foram introduzidas melhorias significativas”. Além disso, “a maior parte das alterações introduzidas no Volvo FH estarão também disponíveis no FH16”.

Na Iveco, além da estreia na classe todo-o-terreno profissional ligeiro (Massif), o construtor acabou de completar a renovação da gama intermédia com o lançamento de uma nova cabina para o Eurocargo que cobre o segmento das 7 às 19 ton., especialmente concebido para a distribuição, serviços municipais e serviços públicos, ficando o último trimestre de 2008 reservado para o novo Eurocargo.

De França, a Renault Trucks apresentará durante o presente ano o Renault Kerax Dx13 (até 500 cv), Premium Lander 8×4 com maior carga útil e uma nova versão do Magnum.

O construtor alemão MAN terá como novidades até ao final do ano a apresentação de um tractor com direcção directa assistida, a introdução do Euro 5 sem adblue para toda a gama, ESP em veículos de 3 e 4 eixos, 6×4 travão de curva, veículos hydrodrive 8H6 e 8H4 de 35 ton., além de um motor V8 para veículos 6×4 tractor e rígido.

Nos veículos comerciais ligeiros, as novidades da Renault dão pelo nome Kangoo Express e Express Compact, prevendo a Hyundai lançar o novo furgão Starex em substituição do modelo H-1 até ao final do ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *