X-TRA conquista lugar nos lineares
A mais recente marca do mercado de detergentes para máquina de lavar roupa encontrou espaço na lista de compra dos portugueses e aumentou as vendas em 35% no ano passado. […]
Rita Gonçalves
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A mais recente marca do mercado de detergentes para máquina de lavar roupa encontrou espaço na lista de compra dos portugueses e aumentou as vendas em 35% no ano passado.
A X-TRA, marca mais jovem do mercado de detergentes para máquina de lavar roupa, alcançou um crescimento de 35% nas vendas no ano passado face ao período homólogo e 3,5% da quota de mercado. 2007 revelou-se assim o ano de consolidação do lançamento da marca da Henkel, que conheceu a luz do dia em 2003.
Entre os objectivos da fabricante de bens de consumo alemã destacam-se o reforço da posição da empresa na categoria de detergentes de máquina e o preenchimento de uma lacuna: a ausência de uma marca no segmento value for money (boa relação qualidade/preço). A Henkel detém a centenária Persil, com posicionamento premium.
O lançamento revelou-se uma tarefa difícil, explicou Luísa Oliveira, gestora da marca, ao Hipersuper. «O mercado nacional era já muito maduro e competitivo. Por isso, foi um grande desafio. Já tinham havido movimentos de lançamentos de novas marcas sem sucesso».
Mas, as dificuldades foram superadas, garante a responsável de X-TRA. «A aceitação do trade foi muito positiva, porque respondia a uma necessidade dos retalhistas. O lançamento gozou de um contexto macroeconómico onde crescia e cresce a procura de soluções value for money».
A introdução da marca no País beneficiou ainda do know-how alcançado nos mercados internacionais onde está presente e de uma forte campanha de comunicação, quer no ponto de venda quer em TV, distribuição sampling, entre outros suportes e meios.
O público-alvo da marca são sobretudo mulheres, com menos de 50 anos, que têm poder de compra reduzido e, por isso, estão dispostas a experimentarem novas marcas a preços mais acessíveis».
O resultado do ano passado foi impulsionado por dois lançamentos: X-TRA brancura fresca com bicabornato e Sabão Azul e Branco, “a reinvenção de um truque caseiro”.
Segundo Luísa Oliveira, o facto de Persil e X-TRA concorrerem entre si no mesma categoria não oferece problemas ao grupo alemão. «Para alcançar a gestão de duas marcas que competem no mesmo mercado, sem gerar canibalização, é necessário definir uma estratégia clara e uma coordenação quer de actividades promocionais quer de momentos de focalização claros».