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Periféricos de Informática: vários mercados numa fusão

Por a 16 de Maio de 2008 as 9:30

informatica

O mercado de periféricos de Informática (e neste universo estamos a considerar teclados, impressoras multifunções, monitores, gravadores CD/DVD, impressoras, ratos, discos rígidos e webcams), registou mais de 2 milhões de unidades vendidas o que se traduziu em cerca de 172 milhões de euros, no período de Março/07 a Fevereiro/08.

No Top3 em volume de vendas encontramos monitores, ratos e impressoras multifunções; produtos com preços muito díspares entre si mas que no seu conjunto são responsáveis por mais de 60% da facturação total de periféricos.

Se analisarmos por canais de distribuição, verificamos que a quantidade de equipamentos vendidos subiu nos canais de consumo, principalmente ao nível das cadeias multi-especialistas, quer pelo número de pontos de venda que tem vindo sempre a aumentar, quer pelas campanhas que nos apresentam. Já o canal profissional viu decrescer em quase 19% o seu volume de vendas o que provocou uma quebra de 27% na facturação deste canal.

Seja como for, a nível de fusão de produtos, falamos dum crescimento global de 11% em unidades e dum decréscimo de 6% no valor facturado nesta fusão de produtos.

Um mercado que tem tido um bom desempenho é o de discos rígidos. Comparando o primeiro trimestre de 2008 com igual período de 2007 o crescimento deste produto em termos de unidades ultrapassa os 70% e em valor está acima dos 50%.

Também a questão da portabilidade tem favorecido o crescimento do produto. Actualmente, mais de 80% dos equipamentos vendidos são equipamentos para uso externo, quando há cerca de um ano representavam apenas 60%.

Também ao nível do preço médio os discos externos estão cada vez mais baratos. No espaço de um ano baixaram mais de 14% o seu preço médio, custando hoje em dia aproximadamente 100€.

O mercado de impressão (MFD e impressoras) sobe 10% em unidades e desce 20% em facturação. Os preços médios caem cerca de 27% face ao período homólogo.

O crescimento que se fez notar em unidades foi impulsionado pelos equipamentos multifuncionais. Em facturação, a tendência positiva só se verifica para os equipamentos MFD a laser. A descida no preço médio aconteceu tanto no jacto de tinta como no laser.

As impressoras multifuncionais são o produto dentro do total da fusão dos periféricos de informática que mais viu baixar o preço médio. Em Fevereiro/08 uma multifuncional a jacto de tinta custou ao consumidor cerca de €83. Se pensarmos na variedade de trabalhos que podemos executar com uma máquina destas e que até mesmo a qualidade de impressão fotográfica é razoável, este preço pode ser tentador nas campanhas promocionais que nos apresentam frequentemente.

As impressoras convencionais são um mercado em queda já há algum tempo. Embora o preço médio desça, decresce também o volume de vendas e, consequentemente, a facturação.

Quanto ao mercado de monitores, 99% dos monitores de PC comercializados já são LCD e o canal de distribuição forte para este produto são as lojas de informática. Mais de metade destes aparelhos têm ecrã de 19″ e tem-se mesmo vindo a verificar que a tendência é de crescimento para os de maior dimensão. Em Fevereiro/08 um monitor LCD custou em média 203€.

Todos os produtos considerados na fusão apresentaram depreciação no seu preço médio, no período que analisámos e para o total de mercado.

Embora o comportamento dos vários mercados possa mudar consoante o canal de distribuição, os três mercados que mostraram crescimentos positivos em quantidades vendidas e em valor facturado no panelmarket foram as impressoras multifuncionais, os discos rígidos e os ratos

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