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Explorar ao máximo a informação RFID

Por a 16 de Maio de 2008 as 9:30

tarruela

O constante crescimento do volume de dados empresariais viu-se impulsionado por uma nova tecnologia, a identificação por radiofrequência (RFID), que representa um grande salto tecnológico no âmbito da logística e de supply chain, já que oferece uma maior visibilidade em toda a cadeia e melhora o controlo das operações e das relações com os clientes. A tecnologia RFID permite a um fabricante, por exemplo, seguir os componentes durante a montagem; e a um retalhista oferece a possibilidade de colocar em andamento o inventário em função da procura. Deste modo, as empresas podem utilizar os novos dados para aumentar a produtividade e obter mais benefícios, ao alinhar o tempo real dos processos e das decisões.

O atractivo da tecnologia RFID vem, por um lado, da sua capacidade de reduzir os custos operativos, melhorar a eficiência de supply chain, os inventários, a logística e o apoio ao cliente. Desta forma, os estabelecimentos mais importantes do mercado de grande consumo e de diversos sectores industriais já apanharam o comboio, obrigando os seus fornecedores a etiquetar para RFID.

Sem dúvida, este espectacular aumento de informação de um extremo ao outro da empresa – desde o fornecimento até à procura – apresenta-se como um grande desafio para muitas organizações, sendo muito poucas as companhias que se estão a preparar adequadamente face aos problemas gerados por um novo e gigantesco volume de dados que esta tecnologia é capaz de gerar em tempo real. Mas convém não esquecer que, para obter todo o valor desta informação, necessitam de uma solução completa que capture, integre e enriqueça os dados em lotes ou em tempo real, e os entregue à empresa.

A avalanche de informação ligada à Radio Frequency Identification (RFID) deve-se ao facto desta tecnologia ser capaz de gerar até 100 vezes mais informação que a tecnologia de códigos de barras tradicional, graças à sua tecnologia electromagnética com maior capacidade de memória, ao uso de circuitos integrados e à capacidade para armazenar uma informação muito mais detalhada. Os sensores RFID são inclusivamente capazes de capturar condições ambientais (temperatura, iluminação e humidade), dados que se revelarão úteis para determinadas utilizações mas, noutros casos, o seu escasso valor comercial dará lugar a um labirinto de dados em que o utilizador perderá tempo e paciência.

A bússola para a Integração de Dados – como encontrar a saída do labirinto de informações, controlar a qualidade dos dados, filtrar a informação capturada e transmiti-la correctamente para os sistemas são funcionalidades necessárias em qualquer grande projecto de adopção de RFID. A solução mais eficaz para controlar a informação RFID, sem que esta afecte a operatividade do negócio, está nas plataformas de Data Integration e de Business Intelligence, graças à sua capacidade provada para a captura, integração e análise da informação.

As plataformas de Data Integration dão suporte a normas, gestão de eventos em tempo real, análise de metadados, linhagem e enriquecimento de dados, assim como à elaboração de perfis, à limpeza e à segurança (compatibilidade com RSA e processos de encriptação). Além das tradicionais aplicações dos datawarehouses, as modernas plataformas de integração incluem informações úteis que permitem enfrentar o desafio RFID para a captura de dados e a sua cadeia on-line a qualquer aplicação em rede; para a extracção de dados pertinentes através de interfaces que permitam conhecer a informação que se moveu, para onde foi, quando foi e como foi; e para capturar e transmitir somente os dados actualizados.

Graças a estas plataformas, as organizações podem extrair a informação que lhes interessa para um determinado fim e prescindir do resto. As soluções mais avançadas do mercado oferecem, por exemplo, compatibilidade com serviços Web e XML para integrar dados em sistemas de serviços de backoffice e conseguir seguir o inventário e o reabastecimento. Os dados RFID podem ser integrados e enriquecidos em tempo real com informação contextual (preços, dados geográficos, caducidade, etc.), à medida que a função integrada de limpeza de dados permite unificar artigos entre múltiplos fornecedores e lugares das cadeias de valor distribuídas.

Após mais de dez anos desde a implementação das infra-estruturas RFID, esta tecnologia já está preparada para transformar por completo os processos de negócio. E agora é a vez das empresas, que devem actuar para fixar as bases de um óptimo aproveitamento de todos estes novos dados e gerir a informação de forma inteligente.

Josep Tarruella, Director de Inovação e Tecnologia da PowerData

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