Outras Opiniões

A identificação de competências na procura do emprego

Por a 16 de Maio de 2008 as 9:30

imagem-allbecon.jpg

A procura de emprego pode tornar-se um processo desafiante no que concerne à identificação de novas oportunidades profissionais. Contudo, poderá transformar-se num processo frequentemente associado a emoções negativas e por vezes frustrantes, mesmo num mercado de trabalho favorável e num contexto económico positivo.

Actualmente, o mercado de trabalho é definido, essencialmente, por competências tangíveis (isto inclui competências interpessoais, competências informáticas, linguísticas, etc.). Contudo, a procura de emprego não se resume a uma simples questão de credenciais, ou seja, habilitações literárias ou experiência profissional que se encontram num currículo, mas sim a flexibilidade e a competitividade profissional implícita nesta busca.

A flexibilidade deriva da contínua aplicação e renovação de competências, mas também do reconhecimento que a experiência adquirida num contexto pode, de facto, ser aplicada noutro. Estas competências facilitam a aquisição e o desenvolvimento de novos conhecimentos e permitem uma atitude positiva perante novos desafios profissionais.

Em que sentido é que o trabalho temporário facilita esta procura de emprego?

O trabalho temporário oferece diversas oportunidades profissionais que inicialmente podem ser utilizadas enquanto período experimental, mas posteriormente transformarem-se em oportunidades estáveis e com continuidade. Deverá, neste sentido, ser encarado enquanto ferramenta útil na procura de emprego, sendo uma área que permite uma acumulação de experiências diversificadas adquiridas no contacto com vários core business, onde muitas vezes surge a oportunidade de investir na formação e numa reciclagem profissional.

É importante salientar que muitas vezes as competências necessárias para se obter um emprego são um pouco diferentes das competências necessárias para o manter. Desta forma, um mercado que está cada vez mais exigente, implica a necessidade de compreender o quão importante será desenvolver as competências necessárias que consequentemente levam a uma maior competitividade e flexibilidade no próprio comportamento profissional.

Vanessa Gaboleiro, Responsável de Selecção da Allbecon Portugal

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *