Conselho dos Notáveis

Conselho dos Notáveis

Por a 18 de Abril de 2008 as 17:00

A redução do IVA de 21 para 20%, a velha questão da liberalização dos horários com a proposta do PSD de passar esta competência para os diversos municípios, o efeito da compra da Absolut pela Pernod Ricard, bem como a lidernaça dos vinhos alentejanos no mercado nacional foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. Além disso, a realidade da Horexpo e Grupo Alimentação no Porto.

1.O Governo decidiu baixar o IVA de 21 para 20% a mais de um ano de eleições.

a) Esta medida é a primeira de muitas, tendo em vista a campanha para as legislativas de 2009. 68.2%

b)Teria sido preferível o Governo esperar por 2009 e baixar o IVA de 21
para 19%. 13.6%

c)É uma decisão acertada, possibilitando assim um aumento do consumo. 6.8%

d) Com a redução do deficit, esta decisão só peca por tardia. 11.4%
2. O PSD, depois de se saber que o Governo colocou novamente na agenda a questão da liberalização dos horários aos domingos e feriados à tarde nas grandes superfícies, veio propor que esta competência passe para os diversos municípios.

a)Esta proposta poderá contribuir para o aumento da corrupção nas câmaras municipais. 11.6%

b) De facto, nesta matéria caberá a cada município analisar os prós e contras da abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados à tarde. 14.0%

c) Esta poderá ser uma forma de estimular a concorrência e competitividade. 16.3%

d) O Governo deveria optar por liberalizar os horários ou manter o comércio totalmente fechado aos domingos e feriados. 58.1%

3. A Pernod Ricard comprou a Vin&Spirit (V&S), detentora da vodka Absolut. Esta aquisição…

a) Reforça a posição da Pernod Ricard no mercado global, aproximando-se significativamente do líder (Diaego). 58.1%

b) Em Portugal, a junção da vodka Absolut ao restante portfólio da Pernod Ricard dará um forte impulso às vendas da empresa. 11.6%

c) Dado ser uma marca Premium, as vendas, em Portugal, não serão suficientes para fazer a diferença no portfólio da Pernod. 9.3%

d) É uma perda significativa para a actual distribuidora da vodka Absolut (PrimeDrinks). 21.0%

4. Os vinhos alentejanos continuam a “dar cartas” no mercado nacional, revelando a ACNielsen que os néctares provenientes da região do Alentejo detêm uma quota de mercado superior a 40%.

a) Esta realidade deve-se “unicamente” à sua relação preço/qualidade dos vinhos alentejanos. 13.6%

b) As vendas dos vinhos alentejanos não se devem unicamente à sua relação preço/qualidade como, também, ao marketing que os produtores e respectiva CVR tem vindo a realizar. 54.6%

c) Esta quota de mercado deve-se ao baixo preço dos vinhos alentejanos. 4.5%

d) Com o despertar de regiões como o Douro, Estremadura e Ribatejo, é provável que a quota de mercados dos vinhos do Alentejo comece a baixar. 27.3%

5. De 30 de Março a 2 de Abril de 2008 realizou-se a Horexpo 2008.

a) A Horexpo é de extrema importância para as empresas mostrarem os seus produtos ao mercado. 9.3%

b) A Horexpo sozinha possui pouco expressão. Deveria juntar-se a outro (tipo Alimentaria) e assim criar uma feira com uma maior visibilidade, tanto nacional como internacional. 55.8%

c) Cada vez mais as feiras estão a segmentar-se. Por isso, não seria de estranhar que dentro de alguns anos, a Horexpo seja “dividida” em mais eventos. 7.0%

d) São poucas as empresas que se revêem nas feiras realizadas em Portugal ou porque os preços são exagerados ou porque não traz mais-valias às marcas. 27.9%

6. De 7 a 10 de Maio realiza-se no Porto a Feira Alimentação.

a) É um erro realizar um evento deste tipo a tão curta distância da Alimentaria de Barcelona (10 a 14 de Março), Horexpo em Lisboa (30 de Março a 2 de Abril) Feira da Batalha (28 de Fevereiro a 3 de Março). 47.6%

b) Trata-se de uma feira que em antes anteriores não teve sucesso e que dificilmente entrará no calendário das empresas nacionais e internacionais. 33.4%

c) É positivo não concentrar as feiras do sector agro-alimentar e tecnologias ao serviço da produção em Lisboa. 16.7%

d) Tudo dependerá dos preços praticados pela organização. 2.3%

Fonte: Dados recolhidos e trabalhados pelo Jornal Hipersuper; Universo de 69 pessoas, 42 respostas

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