FMCG Marcas

Hoje no Jornal Hipersuper – Leite europeu ameaça Portugal

Por a 11 de Abril de 2008 as 2:00

hipersuper210.jpg

Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos o artigo referente ao mercado dos lacticínios (leite, iogurtes, manteigas e natas). A ameaça de inundação de leite proveniente do Norte da Europa pode vir a afectar o sector lácteo nacional. De acordo com a fileira, a tábua de salvação está na forte aposta em novos produtos.

Ainda no “Alimentar”, a TNS analise o mercado do Chocolate. Não sendo um produto de primeira necessidade, é, no entanto, fonte de prazer para qualquer pessoa. Prova de que é um produto altamente consumido é a taxa de 82,9% de penetração nos lares portugueses, em 2007. A categoria de Chocolate cresceu no ano transacto e a Tablete foi o segmento que mais contribuiu para este crescimento.

Para terminar a secção “Alimentar”, damos a conhecer “A doce estratégia da pirâmide”. No ano em que comemora o centenário, a Kraft Foods revoluciona a estratégia do Toblerone. O objectivo é reduzir a sazonalidade das épocas festivas e levar o consumidor a comer os triângulos de chocolate todos os dias.

Em “Tec&Log”, R14 G, R16 G e R20 G, são as novas apostas da Linde Material Handling para o mercado dos empilhadores retrácteis. Conforto, robustez e três “benchmarks de ergonomia” fazem dos modelos da Série 115 uma oferta a considerar.

Ainda em “Tec&Log”, entrevistámos Paulo Gomes, director-geral da Wincor Nixdorf Portugal. Ao registar crescimentos na ordem dos 30% ao ano, a Wincor Nixdorf chegou ao final de 2007 com uma facturação próxima dos 24 milhões de euros. Para o actual exercício, as previsões do responsável pelo grupo no nosso País aponta para a manutenção da taxa de crescimento, significando isto chegar aos 30 milhões de euros de facturação.

“Os segredos do armazém” é o título do artigo sobre a Slog que finaliza a secção. A piscar o olho ao retalho não alimentar, a Slog vai ampliar, para esta conquista, a área de armazenagem e modernizar o sistema informático. A meta do operador logístico nacional é duplicar a facturação até 2010.

Em “Feiras”, entrevistámos a directora do Grupo Alimentação do Porto, Carla Maia. 2008 marcará a estreia do Grupo Alimentação, evento a realizar de 7 a 10 de Maio na Exponor, no Porto. Durante anos, na cidade Invicta, as feiras para o sector agro-
-alimentar, bebidas e equipamentos sofreram de má organização. O sector espera agora um evento que justifique a ida ao Porto.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Especulação? … Fraca desculpa”, de Alexandre Mota (Golden Assets), “Certificação de Produto Alimentar – Leite”, de Raquel Silva (SGS), “Tecnologia emocional: o 6.º sentido do consumo”, de António Pedro Ribeiro (IBM), e “Estruturas matriciais – Indústria supply”, de Carlos Maia (Hays Portugal).

Boas leituras e até daqui a 15 dias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *