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Leite: Essencial à vida!

Por a 21 de Março de 2008 as 9:30

leite

Mais de metade do leite vendido em Portugal ainda pertence a marcas de fabricante. Ao pequeno-almoço, ao lanche, e mesmo às refeições, o leite é um alimento indispensável. A actual conjuntura, no entanto, com os sucessivos aumentos de preço, irá atribuir um papel ainda mais importante à Distribuição Moderna.

Com 99,2% de penetração, o leite é um dos alimentos base da alimentação portuguesa, sendo consumido pelos Portugueses em diversas alturas. Talvez a principal seja ainda o pequeno-almoço. De acordo com o estudo “TNS Life Styles”, 64% dos lares portugueses preferem ainda uma ementa tradicional ao pequeno-almoço, que inclui pão com manteiga, acompanhado de café, leite ou sumo.

Considerando apenas o mercado dos Lares de Portugal Continental e tendo em conta os resultados do painel TNS Worldpanel, a maior quota de mercado em volume continua a pertencer às Marcas de Fabricantes, com 58,2%. Os restantes 41,8% pertencem às Marcas da Distribuição (MDD’s). Entre 2006 e 2007, a oscilação entre MDD’s e Marcas de Fabricantes não foi significativa, uma vez que as primeiras ganharam apenas 0,7% às segundas.

Em 2007, este foi um mercado relativamente estabilizado, relativamente às preferências dos consumidores por cada tipo de leite, tendo o “leite de longa duração” uma quota de mercado, em volume, muito superior às restantes categorias, com 83,3%. O “leite especial” já representa quase 10% do mercado, embora com uma pequena quebra de 1%, de 2006 para 2007. Todas as categorias, com excepção do “leite especial”, viram as suas quotas de mercado aumentarem ligeiramente.

No que diz respeito à dicotomia Marcas da Distribuição vs Marcas de Fabricantes, a luta trava-se, essencialmente, na categoria “leite de longa duração”, com a balança a pender para os Fabricantes, com uma quota de mercado, em volume de 53,6%. As MDD’s, embora tenham aumentado em 0,3 % a sua quota de mercado, relativamente a 2006, apresentam um valor de 46,4%. O “leite de curta duração” não tem expressão significativa nas vendas das MDD’s, uma vez que a sua quota de mercado, em volume é de apenas 3,1%. Portanto, os restantes 96,9% de quota pertencem aos Fabricantes. O “leite especial” foi a categoria que mais aumentou nas Marcas de Distribuição, cerca de 5,6%, passando de 13,7% para 19,3%, de quota, em volume. No entanto, as marcas de Fabricantes continuam a dominar, com 80,7% de quota de mercado.

Verificou-se, através de uma análise de “duplicação de categorias” que todos os lares consumidores de “leite de curta duração” compram também “leite de longa duração”. Ou seja não existem lares que apenas consumam “leite de curta duração”. Particularmente nestes lares verifica-se que cerca de 60% do orçamento despendido em leite é gasto em “leite de longo duração”. Isso parece indicar um consumo do “leite de curta duração” realizado de forma pontual e não dominante.

Na comercialização de leite, os Supers ganham a primeira posição no ranking dos canais, com 34,3% do peso em volume do total da categoria, seguidos dos Hipers, com 31,3% e dos Discounts com 28,9%. Em relação à comercialização de leite de MDD’s, os Discounts têm quase 50% do peso, em volume, sendo os restantes 50% divididos por Hipers e Supers. Para as Marcas de Fabricantes, os Supers têm um peso de 40,3%, os Hipers de 35,2% e os Discounts, 15,3%. Todos estes resultados são relativos apenas as compras realizadas pelos Lares de Portugal Continental.

No que diz respeito à quota de mercado de cada insígnia na categoria Leite, o Lidl é a que tem mais peso, com cerca de 14,3% de quota em volume, no entanto, foi a única insígnia da Distribuição Moderna que perdeu quota, em cerca de -5,3%. Minipreço/Dia é a segunda insígnia do ranking, com 12,7% de quota (mais 0,5 que em 2006), seguida do Continente, com 11,8% (mais 1,2 que no ano anterior).

A tipologia de lares que mais compram leite são os “adultos independentes” e “casais adultos sem filhos”, representando 23,8% do total de lares compradores desta categoria. Na situação contrária, encontram-se os “lares monoparentais”, que contribuem apenas 6,4,8% para o total desta categoria.

A actual conjuntura relativamente ao leite, com preocupações ao nível do abastecimento de leite e ao seu aumento de preço, vão atribuir a esta categoria um papel ainda mais importante no sector do Grande Consumo e da Distribuição Moderna em Portugal.

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