Não Alimentar

Os companheiros indispensáveis

Por a 7 de Março de 2008 as 9:30

amaciadores

Indissociável do detergente da roupa, o mercado dos amaciadores registou, em 2007, um aumento médio do preço por litro em 6,1%, causando uma estagnação deste mercado. Esta estagnação pode ser justificada através das diminuições na compra média por lar (menos 11,4%).

Quando se fala em amaciadores de roupa, associamos imediatamente ao detergente de roupa para lavagens na máquina, mas a penetração de ambas as categorias é bem diferente. Enquanto, de acordo com o Painel de Lares, da TNS Worldpanel, 64,8% dos lares portugueses compraram, em 2007, pelo menos uma vez amaciador para a roupa, mais cerca de 20 p.p., ou seja, 85,4% dos lares, compraram detergente para lavagem de roupa na máquina. Isto significa que há 22% dos lares que consomem detergente para lavar a roupa na máquina, mas não usam amaciador de roupa. No entanto, a frequência de compra destes dois produtos é muito parecida. Os lares portugueses compraram, em média, em 2007, 3,7 vezes amaciador de roupa e 4 vezes detergente de roupa para lavagens em máquina. (ver gráfico N.º 1). Isto quer dizer que a compra é feita, em média, de três em três meses.

Em 2007, o aumento médio do preço por litro do amaciador de roupa em 6,1%, causou uma estagnação deste mercado. A categoria de 2006 para 2007 teve uma evolução negativa, em volume de menos 0,1%, e em valor de menos 0,4%. A estagnação do consumo pode ser justificada através das diminuições na compra média por lar (menos 11,4%), nomeadamente, da frequência de compra (menos 10%), no gasto médio (menos 5,1%) e na redução da penetração, pois houve menos 1,4% dos lares a comprarem amaciadores de roupa.

Na macro categoria “limpeza caseira”, os amaciadores são a quarta categoria mais comprada, em termos de volume, pelos lares portugueses.

O mercado é, actualmente, liderado pelas MDD’s, em volume. As marcas próprias da distribuição moderna detêm 55,4% do segmento, em volume, enquanto que os restantes 44,6% correspondem às Marcas de Fabricantes. As MDD’s tiveram, em 2007, algum retracção, já que baixaram a sua quota em volume quase em 2%. (ver gráfico N.º 3) No entanto, quando se analisa a quota de mercado em valor, as posições invertem-se, com as Marcas de Fabricantes a dominarem claramente o mercado, com 65,2% e as MDD’s, muito abaixo dos Fabricantes, com os remanescentes 34,8%. Houve ligeiras oscilações, de um ano para o outro, em termos de valor, a favor das Marcas de Fabricantes, no entanto, nada que desequilibrasse o mercado.

Em relação ao perfil de compradores, tendo em conta a segmentação TNS Life Stages, os adultos independentes e casais adultos sem filhos são os que mais compram a categoria (21,3%), destacados em relação aos casais com filhos crescidos e aos casais com filhos médios, com 16,9% e 16,1%, respectivamente.

No que diz respeito aos peso que as Insígnias têm para os amaciadores de roupa, Lidl (14,6%), Dia/Minipreço (14,4%) e Continente (12,2%), são as mais importantes para esta categoria. Dia/Minipreço e Lidl representam, respectivamente, 22,5% e 20,8% para as MDD’s. No Dia/Minipreço, as Marcas de Fabricantes representam apenas 4,3%, enquanto que Lidl representa para estas 6,8%.

Analisando, em 2007, o peso, em volume, que os amaciadores de roupa têm para cada uma das insígnias, é possível verificar que o Pingo Doce é a que tem mais peso para as MDD’s, com 89,8%, seguido do Minipreço, com 86,8%. Em relação às Marcas de Fabricantes, Carrefour é a insígnia mais importante, com 88,7%, seguida da Makro, com 85,7%.

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