Não Alimentar

A impressão ao ritmo de 1500 equipamentos/dia

Por a 7 de Março de 2008 as 9:30

impressoras

Ao contrário de 2006, o exercício de 2007 trouxe um aumento de vendas em todos os canais de distribuição, com o preço médio a baixar. Contudo, coube às lojas de informática a liderança nas vendas, com 35% em valor e 40% em volume.

No ano 2007, o mercado português registou um aumento de cerca de 11% no volume de vendas em equipamentos de impressão, muito impulsionado pelas já tão comuns impressoras multifuncionais.

Contudo, a facturação do mercado diminui mais de 20% já que se tem registado uma depreciação generalizada dos preços médios, face a 2006.

Estamos a falar dum mercado que registou cerca de 550 mil vendas em unidades e que se traduziu em 61 milhões de euros.

Por canais de distribuição, comparando o ano 2007 com o ano anterior, assistimos ao aumento das vendas em todos os canais e em todos eles o preço médio baixou consideravelmente face aos preços praticados em 2006, isto veio a traduzir-se no desacelerar da facturação no mercado de impressão.

Coube às lojas de informática a maior parcela deste valor (35%) assim como 40% do número total de equipamentos vendidos. Também o canal profissional de informática tem um peso significativo na facturação global, embora represente apenas 15% das vendas em unidades, este volume vai-se traduzir em 35% do valor facturado, mas muito abaixo dos 47% em valor que representou em 2006.

Por fim, os restantes canais, Retalho e Mass Merchandisers, apresentam tendências contrárias, em unidades o Retalho ganha market share enquanto os Mass Merchandisers perdem; em valor, ambos ganham, principalmente o primeiro que passa de 19.3% em 2006 para 22.2% em 2007.

Se analisarmos por produto, verificamos que ao nível do valor facturado a tendência positiva no mercado de impressão só se verifica para os equipamentos multifuncionais a laser, mas obviamente devido ao pequeno volume vendido, qualquer pequeno crescimento faz com que as tendências apresentem crescimentos bastante elevados.

A nível de equipamentos vendidos, as impressoras saíram a perder, tanto as de tecnologia a laser como a jacto de tinta, de facto, este é um mercado com tendência negativa, já as multifuncionais, registam uma evolução bastante positiva.

Os equipamentos multifuncionais têm vindo a tomar o lugar das tradicionais impressoras a jacto de tinta, pois para além de imprimirem também digitalizam, fotocopiam e algumas delas até têm a função de fax. Por terem todas estas funcionalidades, podem ser uma boa opção para quem trabalha em casa.

Aliado a estes factores, o seu preço médio é cada vez mais acessível. Em Dezembro de 2007, uma multifuncional a jacto de tinta custou ao consumidor cerca de 78 euros. Este preço pode-se tornar apetecível se pensarmos que alguns dos modelos nos permitem uma qualidade de impressão fotográfica bastante razoável.

É nos Mass Merchandisers que podemos encontrar os equipamentos a preços mais acessíveis, se bem que com um leque de oferta mais reduzido.

Já as multifuncionais a laser, no espaço de um ano, baixaram a seu preço médio cerca de 16%, situando-se em Dezembro/2007 nos 450 euros.

Quanto às impressoras a laser, custavam em média 260 euros na mesma altura, tendo registado uma considerável quebra desde 2006, quando o preço era aproximadamente de 390 euros.

As impressoras a jacto de tinta chegam ao final do ano 2007 a custar ao consumidor cerca de 92 euros cada equipamento.

Mais de metade das máquinas vendidas em 2007 têm capacidade de foto. Isto dá-nos a percepção de que o consumidor se interessa pela impressão fotográfica doméstica. O canal mais forte na venda de photo printers são as lojas de informática. Quanto ao custo destas máquinas, 70% das vendas vão para as que custam até 80 euros.

No ano passado, 70% das impressoras vendidas são multifuncionais, sendo a esmagadora maioria a jacto de tinta. No decorrer do ano, o peso dos produtos não se alterou muito, excepto no último trimestre em que as campanhas natalícias foram tão favoráveis para este tipo de produtos que só no mês de Dezembro/07 se venderam mais de 58 mil equipamentos.

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